4 de ago de 2012

Mapa Astral e Astrologia (Parte I de III) - Os Signos e Planetas



Nesse  primeiro post sobre o mapa astral e Astrologia vou deixar algumas dicas simples de como obter de forma simplificada um mapa astral com boas interpretações sobre as posições encontradas em relação a signos e planetas. Pra realizar esse estudo, basta encontrar as posições dos planetas no dia, hora e local do seu nascimento e isso se consegue com programas de computador que executam esses cálculos. Deixo aqui o link de um programa confiável, que testei e deu exatamente as posições dos planetas e signos no meu mapa astral, basta ter dia, hora e local de nascimento.

O link do programa é esse: mapa natal

Esse programa traz o desenho do mapa astral e amplas informações em tabelas do posicionamento dos planetas no dia do nascimento, é bem interessante, basta acessar os dados básicos no programa ( local de nascimento, dia, hora e minuto de nascimento). Basta preencher as informações de nome, gênero, data e hora do nascimento, no local onde está escrito "país" e marcado como "Tutto il Mondo" não se deve alterar e no item seguinte que é o espaço pra dizer o local de nascimento devemos digitar a cidade de nascimento e o programa mostra as opções pois existem cidades com mesmo nome, basta marcar a respectiva ao estado que você nasceu e pronto, é só clicar em seguida no botão azul "clicar" e o mapa será gerado automaticamente.

Outra forma de fazer o mapa astral nesse mesmo site é o seguinte: ir no link do site: http://www.astro.com/


Clicar em “Free Horoscopes”, em seguida com a lista que será aberta clicar em “Horoscope Drawings and Calculations” em seguida com a nova lista que se abrirá clicar em “Extended Chart Selection”



Aparecerá uma página, com o campo “Birht Data” (dia de aniversário) e um link escrito “add new person”, link que deve ser clicado  e colocados os dados como dia e hora de nascimento, nome e local de nascimento. Após colocar esse dados e clicar em “concluir” você voltará para a página do “Extended  Chart Selection”, aqui tem o campo “Methods”  com a opção de barra de rolagem em “Chart Drawing Style” onde é possível escolher o método “Astrodienst  style” (aconselho este pois mostra as exaltações, domicílios, queda e exílio no próprio mapa) ou ainda métodos mais aprofundados que mostram asteróides, pontos arábicos e outras minúcias que deixam o mapa ainda mais completo mas que não são tema de estudo dessa série de textos.



Mapa astrologico, mapa natal, mapa astral e astrologia


É interessante ainda descer um pouco mais a página e observar o estudo no mapa de objetos adicionais (Additional Objects), como por exemplo Sedna, Vesta, Eris, Capela, Sirius que também servem pra aprofundar ainda mais o mapa. Aconselho marcar a opção a direita “always use True Node” que é um objeto de estudo importante dessa série de textos sobre Astrologia.

Após todos esses passos, basta clicar em “Click here to show the chart” e um mapa astral com ótima resolução será gerado. Eis um exemplo abaixo de como fica o mapa:

Mapa astrologico, mapa natal, mapa astral e astrologia
   

Em seguida, de posse dessas informações, basta fazer a consulta respectiva de cada uma das posições, que pode ser feita no ótimo site do Project Mayhem:

Planetas: mapa astral

Ascendente: mapa astrologico

O Ascendente representa características que a partir dos 30/35 anos começam a ganhar mais força na pessoa, é como se a energia do signo presente nessa posição começasse a sobrepujar cada vez mais a energia do signo solar. O signo ascendente é também a máscara que utilizamos para nos manifestarmos no mundo, é a forma como os outros nos enxergam. Devido a essa importância, sempre que o Ascendente é um signo em oposição ao signo solar temos uma tendência ao equilíbrio dessas energias, que pode ser tensa ou harmoniosa. A oposição é a diferença de 180 graus no zodíaco ou simplesmente o sexto signo após o signo calculado (por exemplo, Capricórnio é o signo oposto a Câncer e Câncer o oposto a Capricórnio). Ao final desse post, na abordagem sobre as características gerais dos signos, perceberemos claramente essa oposição de energias. 

É importante, antes de fazer esses cálculos, saber um pouco mais o que é realmente a Astrologia. Um texto bem interessante e simples no site explica os fundamentos da verdadeira Astrologia: mapa natal

Outro texto interessante é esse sobre o trabalho de Gauquelin: mapa astral  

Vou deixar como exemplo o meu próprio mapa astral:

Sol - Câncer mapa astral
Lua - Câncer mapa astrologico
Mercúrio - Câncer mapa natal
Ascendente - Capricórnio mapa astral
Vênus - Gêmeos mapa astrologico
Marte - Touro mapa natal
Júpiter - Leão mapa astral
Saturno - Virgem mapa astrologico
Urano - Escorpião mapa natal
Netuno - Sagitário mapa astral
Plutão - Libra mapa astrologico

O site que deixarei o link a seguir cria também o desenho do mapa astral e ainda dá um prévia da explicação do mapa (algo entorno de 30 linhas, muito bem elaborado por sinal). Basta fazer o cadastro : mapa astral

A versão completa tem em média 25 páginas, eles estão fazendo por um preço bem interessante (quase um terço do valor normal cobrado por um mapa com essa amplitude de análise). Um exemplo de um mapa completo feito nesse site pode ser visto: mapa astrologico

Até aqui foi um resumo pra ajudar na compreensão de alguns elementos básicos em um mapa astrológico, vamos agora aprender como fazer uma leitura mais minuciosa do mapa que foi gerado através do primeiro link que deixei no início desse post. Se você seguiu o passo a passo vai aparecer a tela com a imagem que está logo abaixo e nessa imagem temos que clicar em "ver as tabelas adicionais (PDF)" conforme está marcado na imagem abaixo

Mapa astrologico, mapa natal, mapa astral e astrologia



Feito isso, aparecerá uma página com 3 conjuntos de informações vitais pra entender o mapa: Posições dos Planetas (que mostra em qual signo estava cada um dos planetas do mapa astral no instante do seu nascimento) ao lado a tabela com os signos respectivos em cada uma das 12 casas do disco astrológico no instante do nascimento (que mostra o Asc. que é o Ascendente ou casa 1, o I.C. que é o céu inferior relativo a casa 4, o Desc. que é o Descendente relativo a casa 7 e o M.C. que é o meio céu, relativo a casa 10, temos assim todas as 12 casas com seus respectivos signos. Cada casa é um espaço de 30 graus dentro do disco astrológico sendo numerada de 1 a 12 exatamente no centro desse disco e são exatamente estas 4 casas citadas as mais importantes, sendo o M.C. a mais significativa) e por fim os Aspectos, conjunto de informações que está logo abaixo dos 2 conjuntos anteriores e que estuda determinadas trocas de energias entre os planetas no mapa astral, estudo que mostrarei mais ao final dessa explicação e interpreta "conjunção", "trígono", "sextilha" e outras trocas energéticas.

Reparem que existem símbolos específicos tanto pra cada signo, como pra cada planeta e pra cada um dos Aspectos. Vamos primeiro conhecer o significado de cada símbolo dos signos e dos planetas:

Signos:




Planetas:




Falarei sobre o Nodo Verdadeiro nos próximos dois posts dessa série. Antes é preciso ainda observar uma informação importante: na tabela com as Posições dos Planetas temos a velocidade de cada um, aqueles que estiverem com velocidade negativa são os chamados Retrógrados, uma situação que também necessita de observação para uma boa leitura do mapa.

Nesse primeiro post aprendemos como gerar um mapa em computador, observar que existe um conjunto de 3 informações vitais (posições dos planetas, tabela com os signos respectivos em cada uma das 12 casas e os aspectos), analisamos as posições dos planetas (signo solar, ascendente, lunar etc), aprendemos a fazer uma leitura básica dos símbolos dos signos, dos símbolos dos planetas e dos elementos no disco do mapa astral (como o Meio Céu, Ascendente, Nodo Lunar e etc). Com esse primeiro post fizemos, em suma, uma leitura bem simples do mapa astral pessoal. No segundo post, faremos o estudo das casas, com seus respectivos signos e planetas no horário de nascimento.

Para complementar essa parte mais básica da Astrologia, vamos entender um pouco melhor as características gerais que cada signo traz :

Áries (oposto a Libra): mapa natal

Touro (oposto a Escorpião): mapa astral

Gêmeos (oposto a Sagitário): mapa astrologico

Câncer (oposto a Capricórnio): mapa natal

Leão (oposto a Aquário): mapa astral

Virgem (oposto a Peixes): mapa astrologico

Libra (oposto a Áries): mapa natal

Escorpião (oposto a Touro): mapa astral

Sagitário (oposto a Gêmeos): mapa astrologico

Capricórnio (oposto a Câncer): mapa natal

Aquário (oposto a Leão): mapa astral

Peixes (oposto a Virgem): mapa astrologico

Reparem que nas 12 combinações os elementos de ambos os signos de cada combinação dupla se alimentam ao invés de anularem um ao outro: (fogo com ar, terra com água, ar com fogo, água com terra, fogo com ar, terra com água, ar com fogo, água com terra, ar com fogo, água com terra, ar com fogo e água com terra). Apesar dessa harmonia existe também uma certa tensão, pois o ar pode inflamar em excesso o fogo, assim como a água pode inundar demais a terra. Dessa forma, podemos entender melhor o esquema abaixo sobre os signos opostos:

Signo solar de fogo com signo ascendente de ar : equilíbrio com tensão, a força do ascendente será sempre muito presente sobre o signo solar, inclusive bem antes dos 30/35 anos

Signo solar de ar com signo ascendente em fogo: equilíbrio com harmonia, a força do ascendente só começa a sobrepujar a energia do signo solar na janela dos 30/35 anos

Signo solar de terra com signo ascendente em água: equilíbrio com tensão, a força do ascendente será sempre muito presente sobre o signo solar, inclusive bem antes dos 30/35 anos

Signo solar de água com signo ascendente em terra: equilíbrio com harmonia, a força do ascendente só começa a sobrepujar a energia do signo solar na janela dos 30/35 anos

Parte II: mapa natal


Mapa natal, mapa astrológico, mapa astral, zodiaco


Seguindo esses passos é possível realizar uma interpretação do mapa natal ou mapa astrológico compreendendo alguns significados elementares que são representados nos arquétipos de signos, planetas e casas astrológicas através da Astrologia.

Fanpage Profecias o Ápice em 2036 no Facebook:  http://www.facebook.com/josemaria.alencastro2036

11 comentários:

Fabrício E. disse...

Muito legal, estou entendendo melhor sobre astrologia e portanto acreditando mais nela.

Você acha que vale a pena comprar a análise completa do site pensando no auto conhecimento?

Ou talvez por meu signo, escorpião ascendente escorpião, ser mais "fácil" de analisar, por não misturar muitos signos imagino, eu consiga analisar sozinho?

Obrigado e abraço!

José Alencastro disse...

Olá Fabricio, cada mapa é um universo unico e riquissimo, com varios elementos e nuances que necessitam ser observados. O que eu trouxe nesse primeiro post é o básico do básico, mas nos próximos 3 posts vou trazer amplas informações e tabelas que permitirão a qualquer pessoa, com um pouco de tempo e paciencia, ler o proprio mapa astral. E qual é a vantagem disso? A vantagem é que uma análise profunda, item por item, muitas vezes nem um astrologo conseguirá fazer, simplesmente porque existe um tempo determinado, normalmente, pra um astrologo gerar um mapa. Caso voce nao possa por algum motivo se aprofundar nesse estudo, ou seja, ter tempo e paciencia pra fazer essa analise do proprio mapa, aí sim eu acho interessante buscar um mapa completo, seja o indicado no site (que tem a vantagem do preço mas a desvantagem de ser apenas uma interpretação "fria" por um programa que apesar de eficiente não tem a intuição do astrologo) ou através de um astrologo, que apesar de mais caro te dará uma análise mais ampla, normalmente de 10 a 15 páginas sobre diversos aspectos.

O propósito dessa série de textos é justamente motivar as pessoas a conhecerem Astrologia e conseguirem realizar leituras importantes do proprio mapa, no inicio pode parecer um pouco amplo e complicado, mas é um processo fascinante, que apesar de não tornar a pessoa uma astrologa ou um astrologo, ao menos dará um amplo conhecimento que ja será suficiente pra ler com segurança e boa precisão um mapa astral.

Se eu puder dar um conselho, é o de aguardar essa série de 6 posts chegar ao fim, pra que voce possa ver se consegue fazer essa análise do seu mapa ou então se será melhor buscar um mapa astral com um profissional. Inclusive nos proprios links que deixarei nessa série de textos tem a indicação de alguns astrologos. Abraço

Fabrício E. disse...

Como estou com pouco tempo esse ano resolvi comprar o mapa do personare . Achei que bateu muita coisa e fiquei mais curioso pra saber como seria um mapa feito por alguém experiente mesmo. Muita coisa que precisei de anos de terapia para perceber tão escritas lá, mas tem algumas coisas que n bateram tb, mas estatisticamente mais acertos do que erros, surpreendente pra quem era um cético até algum tempo atrás como eu. Deixo esse comentário caso mais alguém esteja na dúvida se vale a pena e não tem tempo pra fazer o estudo sozinho. Eu recomendo. Abraço!

Mirna Ramos disse...

ei, muito bom o artigo. gostaria de saber se o site indicado pra fazer mapa astral calcula o horário de verão...

José Alencastro disse...

Sim Mirna, o astro.com já calcula com o horário de verão

Abraço

Ohtayare disse...

Bom dia, eu gostaria de entender mais sobre meu mapa astral. No entanto, os links que você disponibilizou em sua maioria estão fora do ar, queria pedir por favor que restaurasse se não for incomodo. Desde já obrigado.

José Alencastro disse...

Olá Ohtayare

Obrigado por avisar sobre os links. Revisei os 3 textos da série e agora todos os links estão corretos

Abraço

Aline disse...

Olá José! E sobre planetas retrógrados? Como fica a interpretação da influência deles? Tenho vários...
Obrigada pela atenção!
Aline

Aline disse...

Olá José!
Sobre os planetas retrógrados, como podemos interpretar a influência deles?
Obrigada!

maria Souza disse...

Quero saber se dar para fazer uma descrisao mas clara, eu tenho sol em cancer, ascendente em virgem lua em peixes.
o ascendente 18°22, casa 2 em libra 26°09, casa 3 em escorpiao 26°32, casa 4 em sagirtario 22°01, casa 5 em capricornio 16°30, casa 6 em aquario13°54, casa 7 em peixes 18°22, casa 8 em aries 26°09, casa 9 em touro 26°32, meio ceu em gemeos 22°01, casa 11 em cancer 16°30, casa 12 em leão 13°54.

José Alencastro disse...

Certamente Maria Souza, basta que você realize o estudo do seu mapa, ou através de algum programa (como por exemplo o da Personare que gera um bom estudo por um preço bem em conta) ou então com uma pessoa que conheça do riscado, de preferência que faça um estudo por escrito e detalhado sobre as posições dos planetas, casas e aspectos, o que obviamente também não é gratuito. De qualquer forma pra quem não quer ou não pode pagar por um estudo do mapa, os posts aqui do blog já ajudam bastante a começar a conhecer o mundo da Astrologia, trazendo uma base que somada ao estudo de algumas obras poderá permitir que qualquer pessoa faça uma leitura razoável do próprio mapa, ainda que não esteja no mesmo patamar de quem está acostumado a fazer uma grande quantidade deste tipo de trabalho.

Se quiser maiores informações sobre como funciona um mapa natal por escrito, envia um email para profecias2036@gmail.com

Um abraço