Na imagem acima um congá (tradicionalmente feito com a estrela de Davi) com os 14 símbolos dos 14 orixás, os 7 básicos (Oxóssi, Ogum, Xangô, Omulu, Oxum, Iemanjá e Iansã) que se ligam aos 7 raios, formando as 7 linhas da Umbanda e que tem, cada um, um par, os 7 desdobramentos (Obá, Ossan, Nanã, Obaluaê, Oxumaré, Logunedé e Oxalá), formando assim os 14 orixás que atuam através dos 7 raios, que formam as 7 linhas (os 6 pontos da Estrela, mais o ponto central que é o ápice por onde correm os raios ou linhas energéticas do congá).
Fontes de pesquisa:
http://www.minhaumbanda.com.br/blog/?p=5606#more-5606
http://www.fucesp.com/ervas/banho-de-ervas/
Meu canal no Youtube:
Para os médiuns
umbandistas, banhos de ervas são fundamentais. Eles servem principalmente para
limpar as energias negativas que estão impregnadas no corpo áurico, conseqüentemente,
expelem influências de espíritos negativos. Ainda reequilibram e aumentam a
capacidade mediúnica facilitando a incorporação e desobstruem os chacras
ajudando a equilibrar o corpo físico e emocional. Obviamente que esses
benefícios não são restritos a médiuns, mas a qualquer pessoa. Na Umbanda,
especificamente, utilizamos ervas e flores em quase todos os rituais, inclusive
nas giras e nas oferendas ritualísticas. Já os banhos de ervas são, de maneira
geral, utilizados para que haja uma troca energética, é uma importante
“ferramenta” natural que nos auxilia e nos proporciona enorme bem. Certamente
que o melhor banho é aquele que o Guia ou o Pai/Mãe Espiritual aconselha ou
orienta, afinal, é importante ir de acordo com nossas reais necessidades,
aquelas que muitas vezes não conhecemos ou entendemos. ei que algumas vezes
essas informações não chegam até nós e aí, precisamos buscar um pouco de
conhecimento, alguns punhados de bom senso e uma pitada de intuição misturados
com muita coerência e fé. Lidar com erva e planta (ou mesmo com banho de erva)
é extremamente complexo. Elas, penso eu, são como gente, cada uma tem uma
preferência, uma forma específica de melhor viver, florescer, doar, ceder ou se
defender.
Elas possuem um
jeito especial e particular de “falar” conosco e que, dependendo de nossa
energia, também “respondem” de forma especial e particular; isso quer dizer que
um banho de ervas, dependendo da energia pessoal de cada um, pode causar
reações diferentes entre nós. Portanto, é importante ter boas orientações, ok?
Mas vale saber, existem algumas ervas e flores que são harmonizadoras e que não
causam malefício algum, portanto, podem ser jogadas da cabeça (coroa) para
baixo, inclusive nas crianças. Essas ervas/flores são: camomila, alfazema, rosa
branca e sálvia.*
* Comentário
José Alencastro: Segundo a minha experiência mediúnica após ter acompanhado
entorno de 500 reuniões mediúnicas do Dr. Fritz, somados aos meus próprios estudos
pessoais da Umbanda e da Apometria, além da prática apométrica em si há vários
anos, eu acredito que todos os banhos, sobretudo os de descarrego DEVEM ser
realizados da cabeça até abaixo do corpo, pois é justamente nos chacras coroa,
frontal e da nuca que certas formas pensamento e severos processos enfermiços
astrais que influenciam patologias psicológicas se instalam, ou melhor, grudam.
O próprio autor do texto fala a seguir do banho de mar, que é abundante em sal
e que deve ser tomado de cabeça, então não há qualquer sentido de evitar o uso
de banhos, inclusive de descarrego, nos chacras superiores. Qual o malefício
que poderiam causar, sobretudo o sal grosso? A resposta é simples: em muitos
assentamentos energéticos, que são feitos pelos médiuns ou cavalos e que são,
em essência, iniciações, são utilizadas certas ervas e plantas e do magnetismo
de quem fez o assentamento, sobretudo no coroa e no frontal e para evitar que
esse assentamento, magnetização ou axé seja desfeito, é recomendado, sobretudo
para os médiuns, não realizar os banhos, sobretudo de descarrego, sobre o coroa
e o frontal.
Vale ainda ressaltar que em muitos casos é TOTALMENTE necessário o
banho de descarrego sobre o frontal e o coroa, sobretudo para desfazer
iniciações ou assentamentos feitos com sangue animal, pois sem a
desmagnetização dessa região na cabeça, o médium ou cavalo ainda permanecerá
conectado a pessoa que fez a iniciação e aos espíritos que estejam atuando
sobre ele. Tanto a Umbanda como a Apometria não apóiam, sob qualquer aspecto, a
utilização de sangue animal ou humano para assentamentos ou iniciações, sendo
altamente recomendável quem se submeteu a esse procedimento desfazê-lo o mais
rápido possível, pois esse tipo de prática estabelece uma conexão mediúnica com
entidades que ainda precisam desse tipo de energia e dela se alimentam, no caso
os kiumbas e não os mentores, caboclos ou pretos velhos que jamais aceitam a
presença de sangue para qualquer espécie de atividade. Vale ressaltar que no
próprio site de onde a maioria das informações desse post foram retiradas e
pertencentes a Federação de Umbanda de SP, é dito claramente que a verdadeira
Umbanda não apóia qualquer sacrifício animal ou utilização de sangue em seus
rituais:
http://www.fucesp.com/historia-da-umanda/o-n%C3%A3o-sacrificio/
E para aqueles
que conhecem um pouco mais sobre ervas e Orixás, vale muito a pena unir a
energia do dia da semana e do Orixá com as ervas, ou seja, aproveitar, por
exemplo, terça-feira – dia da semana que é relacionado a Ogum - para tomar
banho com ervas de Ogum. Um AXÉ todo especial no banho que se potencializa com
nossa louvação e fé.
E seguem mais
algumas dicas legais que podem facilitar ou inspirar mais um pouco a prática do
Banho de Ervas tão transformadora e benéfica para todos nós. Os banhos de ervas
secas devem ser preparados por infusão – ativar as ervas, colocá-las em um
recipiente e derramar água fervente sobre elas. Tampar e deixar por 15 min.
Coar e tomar o banho após o banho de higiene. Caules, raízes mais grossas e
talos duros, como as espadas, devem ser fervidos por um período médio de 30
min. Os banhos de ervas frescas devem ser preparados por maceração – colocar em
um recipiente com água as ervas e macerá-las por alguns minutos, podendo
aquecer levemente, coar e tomar o banho após o banho de higiene. Os banhos
normalmente devem ser preparados com números ímpares – com uma, três, cinco,
sete ervas. Potencializamos o Poder energético e natural do banho quando usamos
águas naturais – como água de rio, chuva, cachoeira, poço, mar, etc.
BANHO NATURAL –
são banhos que realizamos em sítios energéticos onde as energias estão em
abundância. Neste caso, não precisamos nos preocupar em não molhar os chacras
superiores (coronário e frontal) localizados na cabeça. Aliás é uma ótima
chance de naturalmente tratar da “coroa”, claro que se realizados em locais
livres da poluição.
Dentre eles
podemos destacar:
Banho de mar:
Ótimo para descarrego e para energização – importante ser realizado em mar com
ondas. A energia salina do mar “queima” as larvas e miasmas astrais.
Banho de
cachoeira: Com a mesma função do banho de mar, só que executado em águas doces.
A queda d’água provoca um excelente “choque” em nosso corpo, restituindo as energias
ao mesmo tempo em que limpamos toda a nossa aura.
Banho solar: É
todo banho tomado durante o dia, mesmo que esteja nublado (sem sol). A energia
solar vitaliza e energiza, pois o sol fornece o “Prana” que alimenta nossa
alma.
Banho lunar: É
todo banho tomado à noite, desde que a Lua esteja descoberta (não pode haver
nuvens). São os banhos que apresentam um aspecto magnético, frio, úmido e calmante.
Sei que parece
estranho falar em ‘banho solar’ e ‘banho lunar’, mas a idéia aqui é se colocar
sob o sol ou a lua com serenidade, consciente da intensa energia natural
direcionando-a para o chacra coronário. É imaginar uma espécie de funil sobre a
cabeça e permitir a entrada do forte magnetismo do sol ou da lua deixando-o
percorrer o corpo com naturalidade e espírito de agradecimento. São apenas
alguns minutos (15) de concentração leve, de respiração pausada e serenidade
interna para se beneficiar dessa imensa energia, para sentir as melhoras
internas e externas em todos os sentidos.
Características
de algumas ervas
Para banhos e
ou defumações com várias finalidades (Fonte: Artigos de Adriano Camargo,
publicados no Jornal de Umbanda Sagrada e no blog dele):
Arruda: Ótimo
protetor astral, desagrega larvas astrais e energias enfermiças. Quebra as
formações energéticas negativas resultantes de acúmulos de pensamentos
negativos e de atuações do baixo astral.
Alecrim: Desagrega
energias enfermiças, limpa e purifica o ambiente, criando uma “esfera” de
proteção; boa contra obsessão; afasta a tristeza.
Alfazema: Ajuda
a equilibrar nossas energias, limpa e purifica o ambiente trazendo a paz e
harmonia.
Anis-estrelado:
Atua melhorando nosso humor; desperta a intuição; torna o ambiente agradável e
desagrega energias negativas.
Absinto –
Losna: Em banhos,ela desagrega fluidos negativos. Na defumação, afasta influência
negativa.
Alho (casca): Desagrega
as energias negativas de ordem sexual, protege contra influências negativas e
purifica o ambiente.
Artemísia: Quebra
as correntes de pensamentos negativos e traz proteção.
Bambu: Contra
influências negativas.
Botões de flor
de laranjeira: Para o amor.
Camomila: Calmante,
contra depressão e ansiedade.
Cana-de-açúcar
(palha e bagaço): Dá força e vigor para enfrentar as situações do dia a dia.
Canela: Condensador
de fluidos benéficos, destrói miasmas astrais; afrodisíaco; atrai a
prosperidade.
Cebola (casca):
Desagrega energias negativas de ordem sexual; afasta fluidos indesejados.
Capim limão /
Capim Santo: Bom para acalmar e trazer bons fluidos.
Cravo: Afrodisíaco,
estimulante, aumenta o magnetismo pessoal e atrai a prosperidade.
Eucalipto: Desagrega
as energias negativas e enfermiças, renova nossas energias, equilibra o
emocional.
Erva Doce: Acalma
e harmoniza o ambiente, desagregando energias enfermiças e nocivas.
Girassol
(folhas): Excelente condensador de fluidos positivos; ajuda a aguçar a
intuição.
Guiné: Quebra
formas-pensamento baixas e ajuda na comunicação com os bons espíritos. Bom
contra obsessões de natureza sexual.
Hortelã: Bom
para proteção e contra o desânimo.
Ipê amarelo: Para
harmonizar ambientes.
Laranja (flor,
folhas e casca): Estimula o amor nos tornando mais atraentes; também torna o
ambiente mais agradável e “leve”.
Levante: Bom
para proteção e abertura de caminhos.
Limão (casca): Queima
os fluidos negativos e enfermiços.
Lírio: Bom para
nos tornar mais puros, simples e humildes; estimula nosso lado compreensivo e
amoroso.
Louro (“a folha
do sacerdote”): Excelente para aguçar a intuição e para a prosperidade.
Maçã (folhas,
flores e casca): Desperta nossa sensibilidade ao amor e aumenta nosso poder
magnético de atrair o que nos agrada.
Malva: Acalma e
desperta a sensibilidade.
Manjericão: Ótimo
para tirar as energias negativas, trazer vida ao ambiente e às pessoas; aumenta
o magnetismo pessoal; atua contra a depressão e ansiedade.
Maracujá
(flor): Para fortalecer nossos laços de amizade.
Melissa: Acalma
os ânimos e nos torna mais alegres; limpa e sutiliza o corpo astral.
Morango (folhas
e fruto): Desperta o prazer em todos os sentidos.
Noz moscada: Aguça
a intuição, ajuda na comunicação astral e é boa para a prosperidade.
Poejo: Ótima
para proteção e para acalmar os ânimos.
Pitanga
(folhas): Prosperidade e proteção.
Patchuli: Bom
para o amor, a prosperidade e a intuição, fortalecendo o magnetismo pessoal.
Salsa: Usada
para a proteção, afasta a negatividade.
Sálvia: Considerada
a erva da saúde, serve para limpeza, proteção e intuição.
Rosa branca: Desperta
o amor à espiritualidade.
Rosa vermelha: Desperta
a paixão.
Rosa
cor-de-rosa: Desperta o amor maternal, filial e fraternal.
Romã (casca e
flores): Utilizada para a prosperidade, protege contra as emanações provindas
da inveja e do ódio.
Orquídea: Utilizada
para a prosperidade, protege contra as emanações provindas da inveja e do ódio.
Observação de
Adriano Camargo: Ao trabalhar com as essências das ervas, banhos ou defumação,
estamos entrando em um universo vegetal que vai além da matéria. Assim como não
somos apenas carne e as divindades não são apenas arquétipos, as plantas também
possuem um “espírito vegetal” que as anima e têm seus respectivos gênios e
divindades guardiãs responsáveis pela força vegetal*. Portanto, ao trabalhar
com ervas, entre em contato com estes espíritos, gênios e guardiões vegetais
pedindo sua licença e sua força para realizarmos nossa tarefa. Dentro do
conceito de divindades podemos recorrer a Oxóssi como Guardião do reino vegetal
e a Ossain como gênio deste reino e da cura pelas ervas.
* Comentário José
Alencastro: Essa força ou espírito
vegetal é aquilo que Ramatís chama de eterismo vegetal, uma energia etérica que
envolve as plantas e ervas, que não está "incorporada" na planta ou
na erva, mas que é fruto da vibração de centelhas espirituais em estágio
evolutivo anterior ao reino animal e por consequencia tambem anterior ao reino
elemental e humano. Essa vibração é o chamado ectofitoplasma (ectoplasma
vegetal), da mesma forma que existe o ectoplasma mineral, animal e humano. Um
livro excelente sobre esse assunto é "Um Fluido Vital chamado
Ectoplasma" de Mathieu Tubino, químico e professor da Unicamp, pela
editora Lachâtre
Receitas de
Banhos e Defumação
Para depressão
e purificar a aura: Salsinha, anis-estrelado e alecrim.
Acabar com os
males e desagregar energias negativas: Banho de cerveja.
Prosperidade
financeira: Salsinha com noz-moscada
Para ajudar no
comércio: Alecrim, abre-caminho, hortelã, levante, girassol, cana, açúcar
mascavo. (Fazer banho, defumação e passar no chão do escritório ou loja.)
Para o amor:
Anis-estrelado, calêndula, rosa vermelha, patchuli, malva branca e jasmim.
Para atrair a
sorte: Milho de galinha, abre-caminho, café e açúcar mascavo.
Purificar o
espírito e fortalecer o mental: Levante, alecrim e hortelã.
Para a saúde,
ajuda a fortalecer pessoas debilitadas: Banho de leite com levante (feito às
terças e quintas feiras).
Para
prosperidade: Pó de café, açúcar, louro, manjericão, folha de pitanga, hortelã.
Para descarga
forte: Folhas de eucalipto, casca de alho, palha ou bagaço de cana (seco),
folha de bambu, folha de pinhão roxo.
Para descarga
de energias sexuais densas: Cravo, canela, casca de alho roxo, erva-doce, casca
de limão.
Para cansaço ou
depressão: sementes de girassol, semente de imburana, anis-estrelado. (Exercícios
respiratórios ajudam muito. Deixar no ambiente o preparado com essas ervas, de
modo que o vapor fique no ar; respirar com calma, sem pressa e sem esforço.)
Contra a
insônia: Pétalas de rosa, erva-sândalo, hortelã e cravo da Índia.
Para afastar a
obsessão e alcoolismo: Alho, salsão, arruda, guiné, espada de São Jorge, folha
de fumo, folha de mangueira, levante e cipó mil-homens
Para abrir
caminhos: Açucena, agrião, angico, aroeira e espada de São Jorge
Para ajudar no
desenvolver da espiritualidade: Jasmim, anis-estrelado e alfazema. As ervas acima
servem para banhos e defumações. Para defumar, as ervas precisam estar secas.
DEFUMAÇÃO para
prosperidade: Noz moscada, cana, incenso (resina), folha de louro, canela em
pó, arroz com casca e alfazema
DEFUMAÇÃO para
descarrego de energias pesadas: Manjericão, alecrim, mirra (resina), alfazema e
arruda.
Obs.: O incenso
e a mirra são resinas e servem apenas para defumação. NÃO se usa resina para
banhos.)
Ah, post muito interessante e assunto inesgotável.
ResponderExcluirEntão, vamos às questões:
Bem, uma coisa é colhermos o manjericão do nosso jardim e outra é comprá-lo, certo? Na impossibilidade de nós mesmos colhermos, no caso de compra de ervas podemos comprar aquelas de supermercado?
Com esse frio todo que vem fazendo no Rio Grande do Sul é um risco tomar o banho e "esperar" alguma evaporação antes de vestir a roupa. Podemos nos secar "de leve" ou isto vai retirar o benefício do banho. Como proceder?
Banho de cerveja, leite, etc (é puro ou misturado à água) e como ficam as questões "odores" (casca de cebola fica com cheiro de cebola...) e substâncias "grudentas" (açúcares, cerveja, etc)?
Algumas ervas e flores têm nomes populares idênticos, mas são coisas diferentes, com nomes científicos diferentes, sendo plantas distintas. O que chamamos de alfazema ou lavanda aqui no Sul é a Lavandula dentata ou augustifolia. No Norte, Nordeste, lavanda pode ser uma coisa completamente diferente: lípia alba (tb conhecida por erva-cidreira, sálvia do Brasil, etc, etc, etc. Por exemplo, pode ser qualquer lírio (há tantos tipos?). Tem a malva-verdadeira (Malva silvestris), usada para dores de garganta e infecções bucais e tem a as dezenas de Malva de cheiro ( Pelargonium cucullatum, gerainium mole, etc, etc), que nada mais são do que gerânios muito cheirosos e comestíveis. Dá uma olhada neste links:
http://come-se.blogspot.com.br/2008/08/gernios-perfumados.html
http://www.vidafloral.com.br/blog/2010/ervas-cidreiras-voce-sabe-a-diferenca-artigo-da-revista-bons-fluidos/
Todos servem?
Abs!
Então João, existem algumas casas especializadas em ervas e até mesmo no mercado público, acredito que sejam opções boas e em alguns casos é possível comprar com alguma qualidade no supermercado.
ResponderExcluirO ideal nessa friaca que atinge o sul é primeiro esquentar o banheiro, com um aquecedor por uns 10 minutos, realizar o banho normal de limpeza, em seguida o banho com ervas e aguardar alguns minutos para novamente tomar um banho com agua, pois o importante é que o ectoplasma vegetal das ervas seja absorvido pela aura e em parte pelo pelo físico, sendo assim tomar um banho de agua minutos depois de se banhar com ervas não irá retirar os efeitos do banho.
Quanto aos nomes das ervas: a fonte é de SP, ou seja, é importante guiar-se pelo nome popular utilizado em Sp e na dúvida, sempre utilizar o tipo mais comum, não precisa usar a orquidea mais rara pro banho, pode ser a mais comum, pois o principio basico do ectoplasma existe em tdas as orquideas. Abraço
Oi Zé!
ResponderExcluirNão tem nada a ver com o post, nem com o anterior. Mas TUDO a ver o antepenúltimo post e a longa discussão que se seguiu. Por isso, além de fornecer o link, creio que é importante colocá-lo na íntegra, para que todos leiam e REFLITAM muito. Com os devidos créditos. Publicado pelo médico JJ Camargo na edição eletrônica de ZH de hj (18.05.2013, às 6h03min). Eis o link:
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vida/noticia/2013/05/j-j-camargo-a-nossa-essencia-4141411.html
E para quem tem preguicinha de ir até lá, na íntegra:
J.J.Camargo: A nossa essência
Os brasileiros precisam de um choque de humanidade para este gigante ser, de fato, uma nação
Claro que existem pessoas boas e más em todos os lugares, e não é com exemplos desgarrados que se constrói a identidade de um país. O que somos como nação depende do coletivo, e este se constrói com educação, responsabilidade, ética, noção de dever precedendo o direito, respeito aos outros, solidariedade e alguma sorte na base genética.
Já tinha me comovido com a atitude solidária dos japoneses durante a catástrofe do tsunami, e com o quanto aquilo contrastava com o desespero das vítimas das enchentes em Teresópolis, que relutavam em abandonar suas casas pela certeza de que seriam saqueadas.
O relato que circula na internet deste estudante da USP, estagiando no Japão, expõe o nosso egoísmo como uma chaga, mas pelo menos serviu para acender um farol de inquietude no coração daquele jovem. Acho que precisamos desse tipo de choque, um choque de humanidade! Afinal, do que somos feitos?
"Ontem (domingo) fiquei o dia todo fora. E como só voltei para casa tarde da noite, não cheguei a ver nenhuma notícia sobre o Brasil. Só meu amigo Léo que me avisou rapidamente pelo WhatsApp, no domingo à noite, que um incêndio em uma boate no Sul matou um monte de jovens.
Hoje de manhã cheguei para trabalhar, e muitos japoneses que trabalham aqui na ONU estavam enfileirados, lado a lado, na porta do escritório, com uma expressão grave em seus rostos. Todos se curvaram respeitosamente para mim e, um a um, expressaram seu 'profundo pesar diante da tragédia que atingiu o seu povo, Zaccarô-san...'
Meu povo? '... Sim, seu povo, Zaccarô-san...'
Muitos funcionários japoneses, desde altas autoridades até a velhinha da limpeza, expressaram suas condolências nos corredores, quando nos encontramos, pelo mesmo motivo, e nos mesmos termos.
E eu sou um zé ninguém aqui. Sou somente mais um no meio de tantos outros. Fui o último a chegar...
E confesso que nem tinha me sentido atingido pela tragédia. Obviamente fiquei muito triste com o ocorrido e senti pena dos envolvidos, mas não tinha me sentido atingido PESSOALMENTE, e talvez muitos aqui também não. Não é nossa família, e não são nossos amigos ou conhecidos...
Também somos jovens, e também frequentamos boates e barzinhos, e de repente você pensa que poderia ser com você também, naquele lugar que todos costumamos ir...
Mas os japoneses falaram como se os envolvidos fossem parte da minha própria família.
'... Seu povo, sim, Zaccarô-san...'
Isso disparou uma série de reflexões em minha cabeça sobre fraternidade real, senso de coletividade, identidade cultural e nacional, nacionalismo, e por aí vai.
Não consigo mais parar de pensar nisso tudo!
Nem preciso dizer o quanto isso me emocionou. E até agora, ao escrever isso aqui, eu não sei direito o que pensar sobre nós (os brasileiros) e nossas posturas diante de nós mesmos e dos outros brasileiros, como povo de um mesmo país.
Gostaria que os pais daqueles jovens pudessem receber e sentir o que os japoneses falaram por aqui. Isso foi para eles, não para mim... Ou foi para mim, e eu, até então, não tinha percebido nada disso?
E talvez tenha sido para você também. Para nós."
Pois é, meu jovem, quem sabe um dia o gigante do berço esplêndido desperte para ser, de fato, uma NAÇÃO.
E uma dessas de deixar a gente orgulhosa. Aí sim, imagina a festa!
Alencastro, uma vez me orientaram a fazer um banho com caroço de mamão batido no liquidificador com alecrim. Disseram que era para limpeza. Realmente me senti bem leve após, mas dava uma sensação de ardência. Você sabe alguma coisa sobre o caroço de mamão?
ResponderExcluirTenho outra dúvida. A estrela de 6 pontas não é a estrela de Salomão e a de 5 pontas a de Davi? Disseram-me que a estrela de Salomão significa sabedoria espiritual.
Olá Paulo . a estrela de davi e o selo de salomao (estrela) são ambas de 6 pontas, com 5 pontas é o pentagrama e o pentagrama invertido
ResponderExcluirVc pode ter tido uma reação alergica ao caroço
José , tenho uma dúvida cuja resposta ainda não consegui encontrar e talvez você possa saber.Frequento um centro de umbanda há mais ou menos 3 meses e interessei-me por ela, pois simpatizei com seus princípios.Quando li sobre Orixás como São Jorge , Iemanjá ,etc, ficou muito vago para mim.Sei que Orixás são representações da mãe natureza e suas representações(são jorge em cima do cavalo ,etc) existem, pois necessitamos, em nossa cultura, de imagens com aparências humanas para facilitar a assimilação.O que quero saber é em que posição os Orixás se encaixam na hierarquia do Universo.São Devas ?São espíritos que chegaram à um nível evolutivo de anjos ?Infelizmente muitos médiuns não procuram pesquisar as minúncias do que seguem e acho isso errado , pois creio que devemos saber, do jeito mais esmiuçado possível, para oque estamos nos curvando.Abraço.
ResponderExcluirEntão DeCarlu, não existe um consenso na Umbanda sobre o que são os orixás, apenas se sabe que não são espíritos e que ao mesmo tempo são forças da natureza. Ramatis, atraves do medium Norberto Peixoto esclarece mais sobre esse tema. Basicamente os orixás são manifestações energéticas. Imagine milhares de entidades espirituais (espiritos) de grande evolução congregando o seu pensamento em um mesmo foco, um mesmo centro e que desse centro/ foco fosse criada uma especie de portal ou rota energética para a energia (fluido universal) que vem do Criador. Os orixás são esses portais ou rotas por onde flui a energia do Criador sobre o planeta, rotas e portais esses comandados por entidades arcangelicas e angelicas nos diversos planos evolutivos que envolvem o planeta, desde as dimensões mais sutis até as mais densas. Quando uma entidade espiritual aparece na forma arquetipica do orixá, não é o orixá que aparece ou incorpora, mas o espírito que atua naquela linha (as famosas 7 linhas da umbanda) e que se manifesta com a roupagem tipica daquele orixa determinado, para que os mediuns ou cavalos saibam que é um espirito ligado a determinado orixá. Abraço
ResponderExcluirJosé, em relação aos incensos vendidos no comércio, vc sabe qual seria melhor para limpeza e proteção da casa ??? Não exatamente a marca mas se o de Sálvia, o de Alecrim, Arruda... ou uma combinação ??? Colocar sal grosso nos cantos da casa também é bom ??? O que seria melhor ??? Um abraço.
ResponderExcluirEntão Alexandre, eu falarei um pouco mais sobre isso na segunda parte desse texto, mas posso te adiantar o seguinte: Se voce prefere utilizar o incenso, pela sua praticidade, compre os incensos dos produtos que seriam utilizados na defumação (por exemplo, incenso de alfazema, mirra, arruda etc) e utilize todos juntos como se fosse fazer uma defumação com as ervas e plantas "originais"
ResponderExcluirA defumação age como uma verdadeira bomba no mundo astral, se pra nos encarnados o cheiro ja parece forte, para os desencarnados, mesmo os obsessores mais tenazes, essa fumaça ativa pequenas exploses e queima miasmas, sobretudo a defumação de descarrego e apos termina, suas particulas astrais ainda agem como uma camada energética, que devido ao forte cheiro no astral afasta as entidades negativas.
Atente para a diferença entre acender um incenso para dar um "cheiro" na casa e fazer uma defumação, pois muitas vezes o cheiro da defumação é forte até para os moradores da casa. O ideal é acender esses incensos ou fazer a defumação e deixar por uma hora a fumaça agindo.
Sobre o sal grosso eu falarei especificamente no segundo texto como utiliza-lo para a limpeza e outras coisas que podem ser utilizadas como proteção.
Abraço
Muito legal esse assunto! Aqui em casa não falta sal grosso e aqueles defumadores em tablete. O cheiro é forte mesmo mas a sensação é de ambiente mais leve. E o banho de mar é revigorante, sem dúvida!
ResponderExcluirOlá José
ResponderExcluirEu tenho uma dúvida sobre a relação(ou influência)desses banhos para quem quer se desdobrar de forma consciente.
No texto você dá dicas de plantas para purificar a aura, descarregar as energias negativas e coisas do tipo.
E me parece o equilíbrio energético-emocional é fundamental para o sucesso do desdobramento.
Alcançando, de certa forma, ao menos um equilíbrio energético temporário,através dos banhos, pode haver um favorecimento a projeção?
Em afirmativo, que plantas/ervas seriam capazes de facilitar o desdobramento consciente?
Não entendi as receitas de prosperidade financeira e para ajudar no comércio. Poderia explicar melhor como isso funciona, José?
ResponderExcluirAjuda sim Wendson, inclusive os médiuns da Umbanda fazem a utilização constante desses banhos. Existem diversas técnicas que tambem ajudam, como por exemplo a do sono R.E.M, técnicas de visualização e treino (muito ensinadas em algumas ordens iniciaticas), prática do E.V. Outra coisa que é utilizada na Umbanda é o chamado assentamento de cabeça, quando determinadas ervas e plantas magnetizadas (por diversos processos, o mais comum deles é enterrar aquelas ervas e plantas em dias especificos ligados a fase lunar) são utilizadas sobre o frontal e o coroa para dessa forma potencializar energeticamente esses chacras.
ResponderExcluirSobre a questão da prosperidade e seus banhos e defumações: no mundo astral existem diversas simbologias, são como sinais que ligam determinados grupos de espiritos a determinadas egregoras. Existem enormes egregoras, como por exemplo as atreladas ao orixás. Quando alguém utiliza determinados elementos, automaticamente cria uma ligação com essa egregora e com as entidades espirituais a ela ligada, permitindo que monitorem e ajudem em determinada situação, seja um problema karmico, um trabalho de magia negra que foi feito ou questoes de outra ordem que estejam impedindo a prosperidade. Quando alguem joga pipoca com coco ralado em um lugar, não é aquela combinação de alimentos que vai atrair sorte ou ajudar no comércio, mas as entidades ligadas ao orixá Omulu que atuam desfazendo magia negra (infelizmente tão comum na briga entre comercios). Portanto, não é apenas a substancia emanada da erva ou planta que ajuda em determinadas situações internas da pessoa, mas tambem sua simbologia, que está ligada a egregoras externas que atuam desembaraçando outras questões mais complexas.
ResponderExcluirMuito obrigado, José, pela resposta ao meu comentário no dia 21! Ficarei aguardando sua continuação desse texto, muito bom.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirJosé mais uma, por favor.
Tem algo que possamos fazer para ter digamos o corpo fechado ? nao deixarmos os vampiros sugarem nossas energias nem obsessores encostarem em nosso corpo ? ou para uma magia nao pegar em nós ?
grata
abs
saúde
Um excelente livro sobre o tema é Magia de Redenção de Ramatis. Acredito que se você ler e refletir sobre as informações ali contidas terá muitas respostas para essa pergunta Erika.
ResponderExcluirAbraço
Olá José,desculpe-me a leiguice foi passado para tomar um banho de defesa com 7 ervas de alecrim 7 de Arruda e 7 de Guiné após o banho me senti leve e sonolenta,gostaria de saber exatamente para q serve o banho e o pq da sensação q tive após o banho,agradeço desde já.
ResponderExcluirAmei os banho muito eficaz obrigada
ResponderExcluirOla,gostei muito da materia! Muito interessante amigo! minha duvida seria para banho de ervas que estimula a vida sexual! No caso seria a casca de cebola mesmo? Abraço
ResponderExcluirAcho que o de casca de laranja atrai amor e ativa sexualidade te deixando mais atraente...
ExcluirAlguém sabe o que é e pra q é erva banjo?
ResponderExcluirE verdade que o banho da casca da laranja nos deixa atraente e atrai o amor
ResponderExcluirE verdade que o banho da casaca da laranja atrai o amor é nos deixa mas atraente
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