12/08/2012

Mapa Astrológico Simplificado (Parte II de III) – As 12 Casas e os Signos, Kíron e a Cabeça do Dragão


Sol dourado no horizonte
















Parte I: mapa natal 

Como fazer um mapa astral....



Nesse segundo post e penúltimo da série sobre como criar e interpretar um mapa astrológico de forma simplificada, iremos analisar as casas astrológicas.

Como já mostrado no post anterior, o disco do zodíaco tem 12 casas, cada uma com 30 graus e no centro desse disco temos a marcação numérica de 1 a 12. Pra cada mapa astral teremos combinações diferentes de signos nessas 12 casas, bem como a distribuição nas casas dos planetas, com algumas casas sem planeta e outras com um ou mais planetas. Vamos continuar observando no exemplo o meu próprio mapa astral. Clicando em “ver tabelas adicionais (PDF)” temos na tela que se abre, à direita, a descrição completa da cada signo por casa:

Casas planetárias sistema Placidus




Temos, portanto no exemplo:

Ascendente (casa 1) – Capricórnio
Casa 2 – Aquário
Casa 3 – Peixes
Inferior Céu (casa 4) – Áries
Casa 5 – Touro
Casa 6 – Gêmeos
Descendente (casa 7) – Câncer
Casa 8 – Leão
Casa 9 – Virgem
Meio Céu (casa 10) – Libra
Casa 11- Escorpião
Casa 12 – Sagitário

Vejamos agora os planetas por casa. Basta ir diretamente no disco zodiacal pra saber. É importante notar que muitas vezes um mesmo signo engloba duas casas.

As casas 1,2,3, 9 e 12 estão vazias no meu mapa, temos portanto casas astrológicas com planetas essas aqui:

Inferior Céu (casa 4) – Kíron
Casa 5 – Marte e Vênus
Casa 6 – Sol e Lua
Descendente (casa 7) – Mercúrio e Júpiter
Casa 8 - Saturno e Nodo Lunar Verdadeiro (Cabeça Dragão)
Meio Céu (casa 10) – Plutão e Urano
Casa 11 – Netuno

Com essas informações, basta saber o significado de cada casa, ou melhor, o que ela expressa e depois comparar com o signo. As duas listas estão a seguir.

As 12 Casas:

Casa 1 (Ascendente) – Os planetas aqui colocados tem papel preponderante no caráter da pessoa que normalmente se identifica fortemente com eles (e por conseqüência com o signo ligado a cada um desses planetas) da mesma forma mostram a identidade, a aparência física, é a imagem que temos de nós mesmos e a primeira impressão que deixamos nas outras pessoas. 

Casa 2 – Esta casa está ligada a materialidade, como por exemplo, finanças, capacidade de ganhar dinheiro, mostra como lidamos com o dinheiro e com as coisas materiais, incluindo nessa questão o próprio corpo físico. É a casa das posses, daquilo que temos como segurança a nível físico.

Casa 3 – É a casa do entendimento, da comunicação, da percepção, do pensamento consciente, da memória, da oratória, a relação em sociedade com as demais pessoas Os planetas nessa casa descrevem a quantidade e qualidade da energia mental da pessoa e seu reflexo no sistema nervoso

Casa 4 (I.C. ou F.C., céu inferior ou fundo do céu) –  É a casa liga a família, ao aspecto emocional mais intimo, ligada aos assuntos domésticos, sobretudo na relação com o pai, as circunstâncias que influenciam a infância e a juventude, mostra em suma os alicerces emocionais mais profundos da pessoa

Casa 5 -  A casa da autoexpressão emocional , a capacidade de brincar, de expor a própria identidade emocional , a capacidade de arriscar pela alegria de viver, a forma como nos expomos no mundo, seja através de hobbies, especulações, dramatizações. O dinamismo, a capacidade criativa, a busca por superar nossos próprios limites em busca dos nossos sonhos e objetivos.

Casa 6 – A casa da rotina, do trabalho, dos serviços prestados aos outros, mostra o tipo de trabalho que a pessoa tem mais afinidade pra exercer e suas relações com os colegas de serviço. Essa casa também fala da rotina com relação ao corpo, a forma como permitimos a ação do estresse ao longo da nossa vida e o desenvolvimento de doenças conforme a rotina que legamos ao nosso dia a dia.

Casa 7 (Descendente) – As pessoas com as quais escolhemos nos relacionar, seja no aspecto da amizade ou no aspecto romântico na escolha de um parceiro, mostra as qualidades que negamos ter e aquilo que projetamos nas outras pessoas, é a casa que mostra também o perfil dos nossos inimigos, é inclusive muito comum nos atrairmos por pessoas que tem o  signo solar igual ao signo que está na nossa casa 7, mostra dessa forma os tipos de associações que a pessoa busca a nível de amizade e a nível amoroso

Casa 8 – É a casa do ego, com seus traumas emocionais e ansiedades, as emoções reprimidas, mostra o relacionamento íntimo com outras pessoas, sobretudo na questão sexual e nas alianças profissionais (sócios), essa casa mostra as questões emocionais que precisam ser resolvidas, sobretudo na questão das perdas, é em suma o trabalho de regeneração emocional que precisamos realizar e de que forma recebe-se o apoio das pessoas que fazem parte das relações mais íntimas.

Casa 9 – A casa das aspirações morais, a busca pelo entendimento sobre a verdade da vida , a filosofia de vida que é criada através dessa busca , a casa da espiritualidade, da fé, da religião, da expansão da consciência em busca de um entendimento mais amplo da vida, formando a visão pessoal e filosófica a respeito do mundo.

Casa 10 (Meio Céu) -  A casa da imagem pública, social, é a casa que identifica nossa escolha profissional e o chamamento espiritual ou filosófico, é a casa da ambição pessoal que mostra o talento que a pessoa possui para trabalhar, é a casa que mostra a nossa honra nas relações profissionais com outras pessoas, normalmente um espelho da relação emocional que desenvolvemos com a própria mãe. Muitos planetas nessa casa indicam uma necessidade de aparecer e ser reconhecido pelas outras pessoas, a ausência de planetas nessa casa mostra exatamente o oposto: pessoas mais reservas que não necessitam de “holofotes” pra serem realizadas na vida.

Casa 11 – A casa dos ideais sociais, esperanças e sonhos para o futuro, é a casa que mostra facilidade ou dificuldade de integração social, é a casa da consciência social. Muitos planetas nessa casa indicam que necessitamos do apoio de pessoas próximas pra valorizar aquilo que nos propusemos a realizar, mostra também o tipo de amigos que atraímos para o nosso convívio, mostra também os interesses sociais e a forma de como pensamos em coletividade 

Casa 12 -  É a casa do subconsciente, do mundo mental interior, a expressão mais espiritual da energia que influencia os sonhos e a imaginação, é a casa que demonstra a comunhão com Deus e como isso interfere em diversos processos, como por exemplo na questão do enfrentamento a doenças e graves problemas, é a casa que mostra o lado espiritual e místico de uma pessoa . É a casa que mostra nossas fraquezas e forças mais profundas, seja naquilo que insistimos em jogar pra “debaixo do tapete” e não admitir, seja na força de iniciar novos ciclos para resolver alguns desses problemas.


Vamos analisar então os signos nas casas:

Áries – Onde se luta ou briga, começa-se ou toma-se atitudes impulsivas. Onde se tem pressa ou se rompe alguma coisa. Onde pode iniciar um ciclo de evolução e preenchimento onde se necessita independência.

Touro – Onde se acumula, apega-se e há dificuldade em mudar. Onde se é possessivo, persistente e determinado. Onde os resultados são mais demorados, e também mais práticos. Onde se valoriza ou são usados recursos e talentos. Onde os sentimentos são mais estáveis, duradouros e práticos, e alguma coisa nessa área pode ser manifestada ou ter forma, concretizar-se. Onde se quer ter conforto, prazeres, satisfação dos desejos. Onde se constrói algo e se é ligado materialmente.

Gêmeos – Onde se relaciona, movimenta-se, raciocina-se e deduz-se. Onde se pensa e tem curiosidade em aprender ou conhecer. Aqui é o caleidoscópio do zodíaco, anda-se depressa, coisas se modificam, há inconstância ou resultados rápidos. Onde toma-se conhecimento do ambiente e comunica-se de alguma forma e pode haver dualidade, superficialidade ou dispersões. Onde se pergunta, mas nem sempre se conclui; embora responda-se mentalmente às impressões, mas também pode haver prejuízo se ficar condicionado às impressões passadas. Onde deve se usar a inteligência, a capacidade de assimilar e ajustar.

Câncer – Onde se coloca a emoção e proteção, desejo de maternalizar e cuidar, podendo ser observador ou instável. Onde se fantasia e torna-se receptivo, e a memória é longa; ou faz-se um lar e uma família. Onde se espera estímulo ou dá-se voltas e quer-se ter segurança e sentir-se protegido. O santuário do zodíaco, o lugar sagrado, como o lar é sagrado e as interferências externas atrapalham. Onde também se é possessivo, sensível, carente, reservado. E flutuante: apático ou ativo, egoísta ou simpático, popular ou retraído. Onde se usa o instinto e capta-se.

Leão – Onde se tem firmeza e autoridade, não se desiste fácil. Centralizado, orgulhoso, vaidoso. Onde sequer brilhar, mandar e exibir-se. Onde se expressa com mais espontaneidade; consciente e claro. Onde existe disciplina ou teimosia; ternura, afeto ou despotismo, vaidade. Onde se expressa criatividade ou dramatiza-se, e obedece-se ao coração e a providência surge na hora difícil. Mas também pode haver preconceitos e luxúria.

Virgem – Onde se analisa, critica, discrimina, cataloga, vê-se minúcias, quer-se exatidão, ordem, limpeza. Onde se é cuidadoso ou relaxado, aparentemente modesto e adaptável. Onde não se sente seguro, mas utiliza-se a experiência do passado e se serve com desprendimento. Onde se quer perfeição e procura-se ser eficiente, ser útil ou tirar uma utilidade. Onde há trabalho ou pode-se ficar doente ou curado ou deve-se eliminar pensamentos negativos para não prejudicar a saúde. Onde deve haver purificação.

Libra – Onde há interesse em relacionamentos mais íntimos e harmônicos, busca-se a suavidade, a paz,o equilíbrio, a companhia – ou a dependência. Onde se atrai e faz-se concessões, mas podem ocorrer conflitos e litígios. Precisa-se cooperar, partilhar ou unir. Onde também se usa o intelecto, a sociabilidade, o refinamento. Deve-se avaliar, pesar, ser justo e imparcial, usar a psicologia. Onde se evita briga e confusão, coisas drásticas e dramáticas, preferindo-se a diplomacia. Onde pode-se relacionar mais pessoalmente com alguém ou alguma coisa, unir-se

Escorpião – Onde envolve-se intensa e emocionalmente, transforma-se; luta-se entre ser vitorioso o derrotado pelos instintos. Onde se mata e se constrói, onde se manipula ou se regenera. Onde se usa o instinto e pode-se elevar a grandes alturas ou descer a um abismo. Onde se deseja, coloca-se determinação, usa-se poder, esquemas, mudanças, leva-se muito a sério o assunto e quer-se que os outros façam o mesmo. Aí não se admite brincadeira e pode-se tornar terrível adversário, é como se fosse o calcanhar de Aquiles.

Sagitário – onde há, também, dualidade, instabilidade, liberdade de expressão, desejo de expandir e aventurar-se. Onde há entusiasmo, audácia, confiança, otimismo. Fé, previsão. Onde se encaram as coisas de maneira filosófica, espiritual ou cultural. Onde existe ética ou hipocrisia. Onde se propaga, ouse exagera, ou se ostenta, ou se quer ir mais além, buscar na distância e no desconhecido, ou no estrangeiro. É preciso estar em sintonia para se ter êxito, usar o faro, distinguir entre a intuição e a imaginação colorida. É onde pode haver abundância, felicidade, apoio ou negligência, descuido, irresponsabilidade. Onde se é guiado por um protetor humano ou espiritual ou pode-se guiar. Aí precisa haver independência e fraqueza; ou se é fanático ou intolerante.

Capricórnio – Onde se responsabiliza, trabalha-se e esforça-se duramente, de maneira prática, útil e determinada, com o objetivo de ambição ou de vencer. Onde se encara a realidade, aprofunda-se e leva-se a sério. Onde as coisas andam devagar, mas se concretizam, podendo haver ansiedade, tensão ou repressão. Tem-se que fazer sozinho, pois raramente existe ajuda. Onde se é disciplinado, rígido, eficiente, seguro, realiza-se o objetivo ainda que custe. Quer-se subir e conquistar o poder, é preciso ter paciência e assumir a carga. Onde nada lhe escapa e pega-se oportunidade para preenchimento material social; onde se consegue status agindo de maneira prudente, concentrada e estável. Onde se organiza ouse sacrifica para vencer, usa-se calculismo e se age de acordo com as regras e regulamentos vigentes: mas também precisa haver humildade.

Aquário – Onde se é intelectual, fraternal, humanitário, embora possa haver agressividade. Onde se inova, age-se com liberdade e de maneira original, inconvencional ou rebelde. Onde deve-se unir a grupos, equipes, confraternizar, fazer amigos. Onde acontecem coisas inesperadas e é necessário fazer mudanças. Age-se de forma impessoal, objetiva, lógica, fria, desapaixonada ou imprevisível, oscilante, irracional, excêntrica. Aqui aplica-se a frase bíblica: “Eu fiz todas as coisas novas”.

Peixes – Onde há empatia, sonho, imaginação, irrealidade, fuga, confusão, engano ou bondade e compreensão. Deve-se usar criatividade e estar aberto às percepções. Onde há ilusão, sublimação, apatia, sacrifício. Onde se é suscetível ao sentimento, emoção, intuição, às influências subliminares e emocionais do ambiente, absorvendo-se o clima. Onde aparece se conhecer, por já ter sentido experiências passadas, há uma espécie de dejà vú . Onde há dedicação, fé. Acredita-se e idealiza-se. Ouse escapa das situações, é influenciável ou impressionável. Onde existe crescimento espiritual e para isso é preciso servir ou sofrer. Onde as coisas se acabam.

Sol dourado brilhando


Após analisarmos os signos  nas casas astrológicas, podemos analisar os planetas nas casas astrológicas, bem como a ausência de planeta ou planetas em alguma das casas:

Casas astrológicas vazias: mapa astral

Os planetas nas casas:

Sol nas casas:  mapa natal

Marte nas casas: mapa astral

Lua nas casas: mapa astrologico

Mercúrio nas casas:  mapa natal

Vênus nas casas: mapa astral

Júpiter nas casas: mapa astrologico

Saturno nas casas:  mapa natal

Urano nas casas: mapa astral

Netuno nas casas: mapa astrologico

Plutão nas casas:  mapa natal

Faltaram ainda duas análises importantes: Kíron e o “True Node” que é o Nodo Lunar Verdadeiro lido no mapa como a Cabeça do Dragão (com a cauda em oposição, ou seja, a 180 graus)

Nodo Lunar Verdadeiro ou Cabeça do Dragão – A função do nodo verdadeiro no mapa astral é definir questões kármicas, envolvendo descobertas pessoais interiores, tanto no que se refere às provações, que todos necessitamos passar, como também aquilo que nos propomos a realizar nessa encarnação que é a missão ou projeto de vida visando nosso crescimento espiritual. Quando o Nodo / Cabeça do Dragão aparece ao norte no disco zodiacal ele mostra nossa missão primordial, os aspectos interiores que precisamos conhecer para realizar de forma positiva o crescimento espiritual, enquanto que o ponto oposto a cabeça do Dragão (ou seja, a 180 graus desse ponto no disco) é a chamada “cauda do dragão” que define justamente o karma negativo, as provações, as situações difíceis que teremos de passar para descobrirmos a nós mesmos. Da mesma forma, se o Nodo verdadeiro/Cabeça do Dragão aparece ao sul do disco astrológico, ele mostrará os aspectos ligados também ao karma negativo e dificuldades ao longo da vida para o auto descobrimento, enquanto que seu ponto oposto, a 180 graus, que ficará ao norte do disco será a “cauda” do dragão, mostrando a missão de vida. Dessa forma temos:

Nodo Lunar/Cabeça do Dragão ao norte = missão, Cauda do Dragão ao sul = karma negativo

Nodo Lunar/Cabeça do Dragão ao sul = karma negativo, Cauda do Dragão ao norte = missão
    
No meu mapa, por exemplo, o Nodo Lunar/Cabeça do Dragão está ao norte, na casa 8 que está em Virgem e a cauda está em Peixes, ele está em movimento retrógrado, formando uma quadratura com Vênus e Netuno.  Duas imagens normalmente aparecem em um mapa: a Quadratura e o Grande Trígono. O Grande Trígono é sinônimo de descanso, plenitude, inércia e sorte passiva; Falarei sobre o Grande Trígono mais adiante, no terceiro post dessa série.

Mas vamos a análise dos nodos nesse excelente link: mapa natal

Kíron – Esse asteróide com órbita entre Saturno e Urano tem um significado interessante nos mapas astrológicos pois aborda questões ligadas aos traumas emocionais mais profundos de uma pessoa bem como o necessário processo de cura que precisa ser realizado para superar essas experiências negativas da presente encarnação. Kíron traça um importante perfil emocional da alma da pessoa, sendo muitas vezes objeto de meticulosa análise quando é feito um mapa astral. Kíron fala das feridas, dos sacrifícios, mas num aspecto mais interior, de como a pessoa lida com esses problemas que estão dentro dela.  Dito isso, tanto o Nodo Lunar Verdadeiro como Kíron apontam em conjunto os desafios que devemos superar, tanto internamente como externamente.


Pra entender um pouco mais sobre a função de Kíron esse link é bem interessante: mapa astrologico


Vejamos então Kíron por cada signo (no caso, basta ver em qual casa Kíron está no seu mapa e analisá-lo pelo respectivo signo. No caso do meu mapa que serve como exemplo Kíron está na casa 4 que no meu mapa está com Áries como signo, dessa forma busco na tabela a seguir Kíron em Áries)

Kíron em Áries: mapa natal

Kíron em Touro:  mapa astral

Kíron em Gêmeos: mapa astrologico

Kíron em Câncer: mapa natal

Kíron em Leão: mapa astral

Kíron em Virgem: mapa astrologico

Kíron em Libra: mapa natal

Kíron em Escorpião: mapa astral

Kíron em Sagitário: mapa astrologico

Kíron em Capricórnio: mapa natal

Kíron em Aquário: mapa astral

Kíron em Peixes: mapa astrologico

Com todas essas análises, temos um panorama bem amplo do estudo dos signos nas 12 casas e seus planetas, com enfoque especial em Kíron e Nodo Lunar.

Na terceira e última parte dessa série sobre Astrologia vamos entrar num estudo ainda mais complexo: analisar os Aspectos, as relações de energia entre os planetas e os signos (exaltação, queda, etc), os hemisférios no mapa astral, algumas configurações no mapa (figuras geométricas que aparecem no disco zodiacal), os graus críticos em um mapa astrológico, a leitura dos planetas retrógrados e por fim os 10 aspectos básicos de uma pessoa que normalmente servem como base para grande parte dos mapas astrológicos que são feitos.Com todas essas ferramentas eu acredito que a tarefa de como fazer um mapa natal ficará um pouco mais fácil.

 Fanpage Profecias o Ápice em 2036 no Facebook:  http://www.facebook.com/josemaria.alencastro2036

24 comentários:

Dean disse...

olá gostaria de saber o que significaria escorpião na 2 casa em um mapa astral. obrigado pela atenção.

José Alencastro disse...

Olá Dean, depende de existem planetas nessa casa, quais são eles e se estão em mau ou bom aspecto com outros planetas. Em geral a casa 02 representa figurativamente no mapa o "cofre forte", está ligada a segurança (emocional e financeira), estabilidade pessoal, auto estima. Escorpião canaliza as ações emocionais para o plano prático, material, a nível profissional gostam de fazer politica, tomar conta das coisas dos outros e por isso mesmo se sentem melhor em cargos de gerencia, diretoria ou em um negocio proprio. Dessa forma é muito provavel que Escorpiao na casa 02 indique uma pessoa que dificilmente suportará por muito tempo ser sempre o empregado sem possibilidas de crescimento ou ser sempre mandado por superiores no serviço, no geral buscarão com afinco cargos superiores e ate mesmo ter um negocio proprio, ate como forma de nao sentirem sua autoestima afetada. A presença de planetas como Saturno, Urano ou Plutão aqui pode indicar bloqueios e/ou mudanças repentinas. No aspecto negativo pode ser uma pessoa que seja de natureza manipuladora e se utilize de fofocas para puxar o tapete dos concorrentes a um cargo superior na empresa em que estiver, caso apareça algum planeta nessa casa no signo de Escorpião em quadratura ou quincuce com Sol ou Mercúrio.

Uma aprendiz disse...

Tenho uma curiosidade, fizeram meu mapa astral e me disseram que tenho quase todas as minhas casas em áries. O que quer dizer isso? Isso é bom ou ruim? É normal? Nasci em 15/4/61, às 12h, em Marília/SP. abraços

José Alencastro disse...

Não sei quem fez seu mapa, mas antes de tudo é inviável ter várias casas em um signo, é possível no máximo duas casas em um mesmo signo, o que pode ocorrer é alguém com vários planetas no mesmo signo ou ainda na mesma casa astrológica, no seu caso dos 10 planetas, 3 deles estão no signo de Áries. Se quer fazer um mapa com uma interpretação bem feita, procure alguém com experiência, que entenda do riscado (os valores variam de 150 a 300 reais) ou então faça pelo programa de computador da personare, que se não me engano está em 50 reais. Abraço

J. disse...

Oi, Zé Maria. Tudo bem?

Acompanhei muito suas discussões no "Profecias" , sua saída de lá e criação da outra comunidade no Orkut. Fiz parte das duas.
E agora, por uma feliz coincidência parei aqui.

Bem, quanto ao questionamento do amigo, fiz o Mapa do meu irmão e ele tem Sol, Lua, Urano, Júpiter,Netuno em Sagitário, na casa 7 e Mercúrio em Sag-Cap tbm na 7.

Bem, acho que o caso do amigo aí é semelhante ao do meu irmão, quem sabe.

Abraços e ótimo trabalho aqui.

José Alencastro disse...

Que bom J. Seu irmão certamente tenderá a trabalhar com serviços ligados ao público, sobretudo mídias e publicidade e provavelmente voltadas para pesquisas ou estudos de ponta, seja tecnologicos ou academicos. Seria interessante ver se os aspectos desses planetas na casa sete estão em oitavas baixas ou em oitavas altas para orientar melhor o trabalho dessa ampla energia na casa 7 no trabalho com o público. Um dos proximos textos do blog eu vou mostrar como analisar se a energia de um planeta está em oitavas baixas ou altas, pois quanto mais baixa mais existe a possibilidade de que mesmo abundante a energia em um setor ela seja mal usada (por exemplo: mercurio em gemeos, da grande poder de comunicação e aprendizado, mas se tiver em oitavas baixas pode mostrar a tendencia dessa energia ser usada para trapaças ou vender idéias, mesmo enganosas, apenas para ter lucro pessoal. Em breve mais sobre esse assunto aqui no blog.

safik disse...

OLA MEU CARO JOSÉ FIQUEI TRISTE POR TER VISTO QUE TENHO MERCURIO A 29GRAUS E TOURO NA CASA 5,JA ESTOU A PASSAR 1 CRISE A 2 ANOS E AGORA VEJO ISTO,BEM O QUE ME SUGERE?VIVO NA EUROPA E TOU SEM RUMO PARA MINHA VIDA.AJUDE ME

José Alencastro disse...

Barreiras a serem superadas Safik, sobretudo na comprensao de que muitas vezes o processo de aprendizado e de evolução na carreira (trabalho) passam por momentos onde não existe o real prazer de estar ali, há uma dificuldade em conciliar o que se precisa com o que se gosta, uma tendencia em buscar atividades de trabalho que sejam sempre alegres e prazerosas, o que seria o ideal pra qualquer pessoa, sobretudo pelos graus finais de touro, mas muitas vezes não possivel, ainda mais em epocas dificeis como a que Portugal e boa parte da Europa está passando. Os momentos de crise são aqueles que nos convidam a descobrir os nossos potenciais mais secretos, as forças que julgavamos nao possuir, continue buscando uma recolocação profissional ou algo que seja baseado nas suas habilidades e que tenha uma demanda junto ao local onde voce vive, muitas vezes existem boas oportunidades que pela correria do dia a dia não sao vistas pela maioria das pessoas. Ter perseverança e acreditar sempre em si mesmo, pois Deus não coloca uma barreira diante de alguem que não seja possivel transpor. Abraço

Hernane Alencar disse...

Tudo bem José Alencastro?
Pois então, tenho Sol, Mercúrio e Marte na casa VII, logo meus assuntos são ligados ao outro, porém, tenho um enorme problema em relacionar com as pessoas. Vivo sozinho, apesar de trabalhar com o Público (música, sou cantor na noite), e quando estou no palco, faço meu trabalho da melhor maneira possível. Quando conheço alguém e me sinto seguro, sou bem falante,dono de si, mas com o tempo me torno tímido, reservado. Não gosto de receber pessoas em minha casa e sou bem frio em relação à família, apesar de ser caseiro. Será que é pelo fato do meu Sol estar em Aries, o que poderia simbolizar um certo egoísmo? Sou do dia 02/04/79, nasci em Baependi/MG às 16:45.

José Alencastro disse...

Olá Hernane. A presença de 3 planetas na casa 7 e da Lua no MC explicam o impulso natural para lidar com o público. As dificuldades de relacionamento podem ser explicada pela má aspectação entre Mercurio (nas oitavas baixas, por estar em falencia, retrogrado e recebendo uma grande quadratura)em quadratura com Lua e MC.

O problema das rotinas pode ser explicado pela oposição entre Vênus na casa das rotinas (6)e Saturno na casa 12, tornando você com o tempo, apos conhecer bem uma pessoa, alguem que provavelmente repara demais nos defeitos da pessoa ou excessivamente metódico, organizado, perfeccionista com as proprias coisas e com o tempo pode ver outras pessoas como invasoras da sua rotina (clássico perfil de Saturno em Virgem na 12, ainda mais com uma oposição). Esse sentido de individualismo e timidez tambem é reforçado pela oposição entre Sol em Aries (naturalmente centrado no eu, mais do que os outros signos solares) e Plutão na casa 1 (a casa do eu, da personalidade), criando uma tensão na busca pelo equilibrio (Plutão em Libra) interno, buscar vencer aquilo que inconscientemente trava, inibe.

Há ainda uma tendencia a sentir-se seguro apenas quando pode manipular toda a situação ao seu redor (Urano em Escorpião na 2) sentindo profundas dificuldades de lidar emocionalmente quando qualquer mínimo detalhe foge do controle pessoal (Kiron na casa 8, a casa natural de Escorpião). A chave para vencer esses bloqueios parece estar em Júpiter na casa 11 ( a casa dos grupos, associações coletivas) nos limites de Cancer, as portas de Leão, fazendo um grande trigono com a casa 2 e 7, convidando a superar esse "muro" (graus finais de um signo) emocional e permitir-se a expansão de si mesmo, mostrar-se e integrar-se coletivamente, sem a preocupação de cuidar e controlar emocionalmente tudo ao seu redor, mas apenas tentar liderar a si mesmo dentro de um conjunto de relações, menos preso aos detalhes ou aos pequenos defeitos (tanto de si como dos outros) e mais focado na experiencia em si do contato coletivo com outras pessoas.

Certamente kiron e caput draconis devem revelar alguma questão karmica, mas superficialmente o seu mapa mostra essas questões. Abraço

Sheila Rodrigues disse...

José Alencastro eu to muito perdida tenho sagitário em 4 planetas sendo eles:lua,MARTE,SATURNO,URANO e todos em casa 9 sera que por este motivo não consigo ser bem sucedida profissionalmente não paro em nenhum emprego isso é muito decepcionantemente para mim tenho a sensação que tudo que começo não termino sou do dia 15 janeiro 1988 SP-São paulo 12:15 me ajude!!!

José Alencastro disse...

Olá Sheila. Eu teria de analisar profundamente outras questões, como por exemplo se o trabalho ou atividade que você escolheu tem haver com o perfil das energias mostradas no seu mapa, se existe alguma questão ou trauma detectado nos pontos da astrologia kármica (kíron e cauda do dragão0, precisaria analisar como está a sua casa 02 e as aspectações envolvendo os planetas da casa 09.

O ideal seria que você fizesse um mapa detalhado, voltado para essa questão do trabalho e carreira e que abordasse um estudo mais voltado para a astrologia psicológica e astrologia kármica para auxiliar no seu processo de autoconhecimento.

Tem dois posts sobre Astrologia que eu publicarei em breve aqui no blog e que falarão bastante do Ascendente e de como encontrar indicações para carreira e trabalho no próprio mapa, acredito que esses textos poderão te ajudar, mas mesmo assim, quando você puder, procure fazer um mapa bem explicativo, escrito (com pelo menos umas 20 páginas) pois é uma ferramenta muito útil de autoconhecimento e que vai mostrar sempre novas ideías a cada nova leitura.

Outra questão importante é que independente do mapa astral, seria interessante buscar alguma ferramenta de auxílio ao equilibrio espiritual, pois a vida do dia a dia é estressante mesmo. Uma yoga, uma meditação, um passe e uma palestra no centro espirita, algo que trabalhe o stress e a ansiedade, que colaborem com um estado de espírito mais sereno, estado esse que vai ajudar a realizar de forma mais eficiente uma jornada de autoconhecimento, seja através de um mapa astral ou por algum outro meio (terapia, teste vocacional)que permita apontar ou pelo menos ajuda a apontar a raiz do problema e como ele pode ser trabalhado.

Abraço

Coisa disse...

Oi José Alencastro!
O meu True Nodo está em Virgem, mas não vai pra lugar nenhum...

L
True Nodo
f
26°47'47"
D
8 20" 0° 0' 0" N 1°16'25" N

Ou seja,não saem linhas a partir da casa onde ele está. O que isso significa? Grata, Adriane

Coisa disse...

Aqui está o Link do meu mapa, refrente a pergunta do True Nodo...Não localizei o nodo norte e o sul...
Se puderes me ajudar, fico grata!

http://www.astro.com/cgi/showgif.cgi?lang=p&gif=astro_w2gw_01_adriane_azambuja_catres_hp.739.6137.gif&res=63&va=&cid=nmtfile0XH8NA-u1382486823

Adriane

José Alencastro disse...

Olá Adriane, apenas significa que possíveis aspectos entre planetas ou eixos do mapa em relação ao nodo lunar não são mostrados, o que não influencia em muita coisa no estudo do mapa, pois com relação ao nodo lunar o importante é estudar este ponto com relação a casa que ele esteja (número e signo da casa no mapa), o ponto de oposição a ele e algum planeta que porventura faça conjunção com o nodo ou ponto de oposição, algo facilmente observável no mapa.

Lucas Firmino disse...

Ola jose, tenho 18 anos e estou perdido quanto a carreira, gostaria que me desse uma força. Tenho urano e netuno em capricornio na casa 10, tenho sol em virgem na casa 5 ,ascendente em aries, lua em libra na casa 7, e touro na 2.. nasci no dia 29/08/1995 sao paulo sp hora 20:20 ,por favor me ajude. Qual a minha vocacao?

José Alencastro disse...

Olá Lucas, seria interessante que você fizesse um mapa astral. Tem dois posts aqui do blog que publiquei recentemente que falam sobre questões ligadas a carreira:

http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com.br/2013/10/astrologia-e-as-profissoes-parte-i-de.html (questões ligadas ao seu Sol em virgem na casa 5 naturalmente regida por Leão)


http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com.br/2013/11/astrologia-e-as-profissoes-parte-ii-de.html
(questões ligadas ao arquétipo do ascendente em Áries que precisam ser trabalhadas)

Netuno e Urano indicam que a sua profissão será importante meio de regeneração emocional, irá exir de você paciencia, perseverança e obstinação para lidar com os fatos corriqueiros da realidade do dia, ou seja, vencer a pressa e a ansiedade naturais do elétrico Urano e a fantasia e por vezes incapacidade de perceber a realidade concreta das coisas tão presente em Netuno

José Alencastro disse...

Sol na casa 05 indica o arquétipo de Leão como mostrado no primeiro link do post anterior: Gosta de liderar e comandar. O leonino só é empregado enquanto aguarda uma chance para se tornar o chefe ou pelo menos conseguir um cargo melhor do que aquele que se encontre. Procura atividades que lhe traga prestígio, que vale, para ele, mais que dinheiro. É um bom organizador, mas não é o melhor dos executores, precisa trabalhar essa questão pois seu Marte que rege o seu Ascendente está em detrimento energético e em quadratura com os dois planetas do Meio Céu (na casa 10). Sua melhor atividade é como autônomo, onde será o chefe de si mesmo. Precisa exercer um trabalho ativo, onde sua energia possa ser extravasada. Algumas atividades para o leonino: advogado, antiquário, serviço ligado às diversões e jogos, ator, bailarino, banqueiro, cardiologista, comércio exterior, desenhista, diretor de teatro, cinema e televisão, empresário, joalheiro, gerente, ginasta, ourives, organizador, patrão, piloto, político, professor universitário, relações públicas, tenista.

Seus melhores aspectos ao MC são Vênus e Sol em trigono ao MC, mas como Vênus está em falência, o Sol aqui aparece mais forte fortalecendo mais uma vez o arquétipo leonino. o aspecto mais favorável em relação ao Meio Céu definirá de qual forma a pessoa deve buscar exercer essa profissão ou carreira (no caso pela energia solar): Autoconhecimento racional e analítico, figura paterna, autoridade, vitalidade, senso de identidade, o trabalho é uma ferramenta para conhecer e compreender a si mesmo, deve ajudar no sentido de autodeterminação e pró atividade.

Provavelmente o seu trabalho servirá para desenvolver muitas qualidades e conhecimentos semelhantes aqueles que um pai desenvolve para cuidar de um filho, mas no seu caso será para que você mesmo atue no seu crescimento emocional e autoconhecimento através do trabalho que escolher. Uma coisa é certa: precisará trabalhar em grupo, de preferencia grande (Lua, Marte e Caput Draconis na 7 e ponto da fortuna na 11 indicam isso claramente) e provavelmente focalizará a sua carreira para atingir um posto de comando (Juputer e Plutão na casa 8 ambos em dominio energetico, além do perfil leonino e solar abordado)

Basicamente é isso aí, quando puder procure fazer um mapa astral, certamente ajudará a esmiuçar outras questões ligadas a sua carreira, sobretudo no aspecto da astrologia karmica e da astrologia psicologica. Abraço



Lucas Firmino disse...

Obrigado José, Muito obrigado... eu gostaria de saber de você sobre o urano e netuno, e tb venus em virgem. Urano e netuno me intrigam, Urano e Netuno são completamente eu... Será que voce tem alguma impressao sobre quais carreiras possiveis com esses aspectos? Urano ( o do contra, originlidade) Netuno ( imaginação, fantisia ) Areas artisticas, negocio proprio, são propícias? Sol na casa 5 ( esportes? )

Aguardo resposta

Grande Abraço.

José Alencastro disse...

Olá Lucas, somente fazendo um mapa essas questões ficariam mais claras, até porque teria de ser analisado o teu caput draconis. Mas como disse nas respostas anteriores, devido a grande energia na casa 8 e a presença do Sol na quinta casa e fazendo o melhor aspecto com o MC, certamente uma profissão com o arquétipo leonino, voltada para a liderança e com o desenvolvimento de certas capacidades através do trabalho como o "pai" (arquétipo de leão) lapidando a sua "criança interior" (casa 05). Certamente pela posição no seu mapa, os planetas transpessoais (Urano, Netuno e também Plutão) tem um papel importante, mas só fazendo um estudo minucioso do mapa astral (algo que demanda entorno de 25 páginas ou mais) ou poderia dizer algo a mais do que foi dito nessa questão da carreira.

Lucas Firmino disse...

Se eu lhe mandar o mapa você pode ver isso resumidamente? ( carreira)

Aguardo.

José Alencastro disse...

Olá Lucas, já fiz o resumo nos comentários anteriores, se você quiser uma análise completa somente através de uma análise completa do mapa astral.

Um bom mapa astral tem pelo menos 20 página e você não vai encontrar por menos de 150 reais, mas aconselho que faça pois é algo que vai servir pra toda a sua vida.

Tem opções mais baratas, como o site da Personare que tem a análise gerada por computador e custa entorno de 50 reais e faz uma leitura interessante, mesmo sem analisar coisas que somente uma leitura humana pode realizar.

Qualquer dúvida pode enviar um email pra mim: profecias2036@gmail.com

Abraço

Mayan disse...

Olá, meu nome é Mayan Leão Villaça Cardoso, nasci no dia 16 de março de 1993, às 7:15 da manhã, em Caeté, MG. Gostaria muito que me dissesse sobre minha relação com meu filho, que é de gemeos, ascendente em gemeos e lua em gemeos, e meu marido, peixes ascendente em touro com lua em touro... e qua é o meu quiron e sobre a cauda e a cabeça de dragao... Muito obrigada!

José Alencastro disse...

Olá Mayan, o ideal é você fazer uma sinastria, ou seja, cruzar o seu mapa com o mapa do seu filho e depois com o mapa do seu esposa para encontrar os pontos de harmonia e tensão.

Sites como o personare ou ainda um especialista em Astrologia pode tranquilamente fazer esses mapas pra você, variando apenas o custo para tal serviço. Abraço