18 de ago de 2012

Mapa Astral e Astrologia (Parte III – Final) – Os Aspectos e Configurações



Dando prosseguimento a série de textos que mostram como fazer o mapa astrológico, vamos compreender um pouco mais sobre os aspectos e configurações no terceiro texto da série Mapa astral e Astrologia.

Parte II: mapa natal 

Nessa última parte dessa série sobre Astrologia vamos finalizar o estudo com algumas questões ainda mais complexas na leitura de um mapa astrológico: analisar os Aspectos, as relações de energia entre os planetas e os signos (exaltação, queda, etc), os hemisférios no mapa astral, algumas configurações no mapa (figuras geométricas que aparecem no disco zodiacal), os graus críticos em um mapa astrológico, a leitura dos planetas retrógrados e por fim os 10 aspectos básicos de uma pessoa que normalmente servem como base para grande parte dos mapas astrológicos que são feitos.

 Comecemos pelo mais fácil: a leitura dos hemisférios em um mapa astral.

Os hemisférios no mapa astral:

São 4: norte (metade de cima), sul (metade de baixo), ocidente (metade a esquerda), oriente (metade a direita). Cada um ocupa 50% do disco onde está o mapa astral. A preponderância de um número maior de planetas em uma ou duas dessas regiões, indicará importante característica da personalidade da pessoa:

Norte: Pessoa extrovertida que tende a buscar nos outros as soluções para os problemas cotidianos e a força  pra enfrentar as dificuldades

Sul: Pessoas introvertidas, meditativas, buscam a solução dos problemas dentro delas próprias bem como a solução diária para essas questões

Ocidente: Na hora de decidir busca tomar as decisões baseado nos próprios desejos e necessidades do momento

Oriente: Baseia suas decisões nos desejos e necessidades dos outros

Ao observarmos o mapa podemos também observar a existência de algumas figuras que se formam a partir das retas traçadas entre um planeta e outro ao longo do disco zodiacal, essas figuras são também conhecidas como configurações:


Configurações

Mapa natal, mapa astrologico, mapa astral


O Grande Trígono – Pra analisar os planetas que compõe essa figura, quando ela aparece no mapa, é importante saber os signos de ar, água, fogo e terra:

Ar: Gêmeos, Aquário, Libra
Água: Câncer, Escorpião, Peixes
Fogo: Leão, Áries, Sagitário
Terra: Capricórnio, Touro, Virgem

No exemplo do meu mapa, Netuno está em Sagitário (fogo), Cabeça do Dragão em Virgem (terra) e Vênus em Gêmeos (ar), o link abaixo mostra apenas grandes trigonos com a prevalência de um elemento (composto por 2 ou 3 elementos iguais). No caso de elementos diferentes é preciso notar qual o mais forte: o ar é combustível pro fogo que consome a terra, sendo assim o elemento predominante é fogo. 

Outra questão interessante de se observar é que normalmente o Grande Trígono pode ser confundido com uma Quadratura. A Quadratura (que é o caso do meu mapa) é formada por dois planetas em oposição (como no exemplo do meu mapa, Netuno e Vênus em oposição) deixando um planeta ligado a esse aspecto que fica a ambos ligados (nesse caso, a Cabeça do Dragão), ou seja, a Quadratura é uma imagem semelhante ao Trígono, mas no Trígono não existe a oposição entre dois planetas (basta observar as imagens iniciais dos links a seguir):

Grande Trígono: mapa natal

Quadratura:  mapa natal

Existe ainda outra rara formação, que é conhecida como Estrela de Davi. Pra conhecer um pouco mais sobre essa rara formação, ver: mapa astral e Astrologia 

Existem ainda configurações interessantes de serem analisadas e que aparecem com mais freqüência nos mapas (vale lembrar que o sentido zodiacal é o anti-horário):

Locomotiva (240 graus):  mapa natal

Berço (180 graus):  mapa astral 

Martelo:  mapa natal

A Grande Cruz:  mapa astrológico

Após observarmos  essas configurações e até como forma de entendê-las melhor, precisamos nos aprofundar no estudo principal desse terceira e última parte: os Aspectos.

Aspectos astrológicos

Os planetas estão dispostos ao longo de 12 casas no disco que forma o mapa astral, cada uma delas com 30 graus. Em algumas casas não teremos planeta algum, em outras teremos às vezes 3 ou mais planetas e esse posicionamento cria energias que interagem entre si dependendo da distancia que um planeta está do outro, podendo essa interação ser harmoniosa, tensa (criando dificuldades e conflitos) ou neutra (energias que podem se neutralizar como podem potencializar um conjunto de dois ou mais planetas com extrema força). Vamos descobrir então os nomes e variações desses aspectos:

Conjunção – zero a 8 graus de diferença – neutro - fusão de energias planetárias, atuarão juntas 

Semi- sextil30 a 32 graus – harmonioso - recursos mentais harmônicos

Sextil60 a 64 graus – harmonioso - recurso mentais harmônicos

Quadratura 90 a 98 graus – tenso - energias conflitantes, tendem a atrapalhar uma a outra

Trígono120 a 128 graus – harmonioso - relação harmoniosa de energia

Oposição180 a 188 graus – tensão e harmonia  - energias complementares  mas que podem entrar em conflito

Semi – quadratura45 a 47 graus – tenso - exaltação do aspecto egoísta da combinação

Quincúncio150 a 152 graus - tenso - falta de integração, impulso energético negativo  

Podemos observar nas “tabelas adicionais (PDF)” que temos visto desde o primeiro post, quando é gerado o mapa astrológico no computador, que existe um conjunto de informações nesse pdf. Ele é denominado de Aspectos, pois mostra oposições, conjunções, quadraturas e etc. Pra poder ler essa tabela é necessário conhecer o símbolo de cada aspecto como podemos observar na imagem abaixo:


Entretanto essa tabela mostra um número muito grande de Aspectos, quando o que interessa mesmo é analisar os aspectos maiores. Então basta fazer o seguinte:  primeiro entrar nesse link: mapa astral e Astrologia

Percorrendo a página até chegar lá embaixo aparece uma lista com os aspectos maiores, mas essa lista aparece após a pessoa digitar os dados do seu mapa clicando em "Clique aqui para ir para a página de inserção de dados"

De posse desses dados, basta conferir com os links abaixo (a descrição dos Aspectos está sempre no final de cada página no link):



Mercúrio:  mapa natal


Marte:  mapa natal

Júpiter:  mapa natal

Saturno:  mapa astral


Netuno: mapa natal

Plutão: mapa astral

Vamos analisar agora a interação de energia entre os planetas e os signos:



Planetas e suas relações com os signos: 

Planeta -      Exaltação -        Queda -               Regência -                   Detrimento
                                                                            (Domicílio)                      (Exílio)

Sol               Áries                  Libra                      Leão                               Aquário

Lua              Touro                Escorpião               Câncer                            Capricórnio

Mercúrio     Aquário             Leão/Peixes           Gêmeos/Virgem             Peixes/Sagitário

Vênus         Peixes                Virgem                    Touro/Libra                   Escorpião/Áries

Marte         Capricórnio        Câncer                   Áries/Escorpião               Libra/Touro 

Júpiter       Câncer                Capricórnio            Sagitário/Peixes              Gêmeos/Virgem

Saturno      Libra                  Áries                      Capricórnio/Aquário       Câncer/Leão

Urano        Escorpião           Touro                     Aquário                           Leão 

Netuno      Câncer               Capricórnio            Peixes                             Virgem

Plutão        Leão                  Aquário                  Escorpião                       Touro



Regência: energia do planeta se expressa de forma mais clara

Exaltação: expressão da energia de forma mais clara e rápida (intensa)

Detrimento: a energia do planeta é difícil de ser manifestada, lenta e com pouca força

Queda: a energia do planeta se apresenta mediana, não tão fraca como no detrimento nem tão forte como na regência e exaltação, ou seja, com uma vibração mediana

Por isso na Astrologia existe o mapa com planetas mal posicionados, pois no mapa ele pode aparecer tanto em detrimento ou em queda (aspecto desfavorável energeticamente) como também pode aparecer em regência ou  em exaltação (aspecto favorável energeticamente). O próprio programa de computador que gera o mapa astral mostra essas energias, bem ao lado do disco zodiacal com os dizeres "Fall" (quando existe um planeta em queda), "Dom" (domínio), "Exalt" (Exaltação) e por fim "Detr" (Detrimento)      

Vamos ver agora a relação dos signos com os planetas, até pra compreendermos melhor o significado da energia ligada a cada signo, ligada a cada planeta e a ligação entre si ( signo e planeta):


Signos e suas ligações com os planetas no mapa astral e Astrologia :


Áries – A impulsividade, o impulso agressivo e lutador, é a energia mais rápida e elétrica do zodíaco, onde Marte tem domicílio e o Sol a exaltação, é o desejo da ação. Tem boa combinação com Saturno (apesar de estar em queda) que confere cautela e responsabilidade e limites a essa carga energética audaciosa e entusiasmada de Áries. Aqui está a energia pioneira, desbravadora, competitiva, dinâmica, mas que muitas vezes pode tender pra agressividade e irracionalidade, não a toa é em Áries que a energia de Vênus está mais fraca (exílio) pois aqui o emocional e o amor ficam em um plano menor, perdendo força frente ao jeito aguerrido e aventureiro da energia ariana, também associada a impaciência e a um jeito turrão, o clássico “cabeça dura”
Domicílio: Marte
Exaltação: Sol
Detrimento: Vênus
Queda: Saturno

Touro – É a energia mais lenta e estável do zodíaco, é o domicílio de Vênus e onde a Lua está exaltada. Marte aqui obviamente está em exílio assim como Plutão com Urano (planeta que também está associado a uma energia elétrica e contestadora) em queda . Tanto Plutão e Urano trazem energias de transformações profundas, muitas vezes associadas a grandes mudanças históricas algo contrário a energia de Touro mais ligada ao conforto, o prazer e o contentamento, além de que existe uma tendência a uma grande importância para o campo sentimental o que naturalmente faz com que essa energia enfraqueça rompantes de lutas revolucionárias (em prol do bem estar sentimental e da relação emocional que tenha estabelecido em virtude da vibração de Vênus). A energia de Touro é lenta, gradual, consolidadora, profunda diferente da energia de Marte e Urano que representam revoluções mais abruptas, explosivas, enquanto Plutão representa as revoluções intensas porém longas que demoram para terminar, algo que naturalmente se opõe a energia sentimental de Vênus e também da Lua que se destacam em Touro.
Domicílio: Vênus
Exaltação: Lua
Detrimento: Marte e Plutão
Queda: Urano

Gêmeos – É a energia da comunicação, das novas experiências e sensações, aquele que deseja sempre algo novo, é a energia mais inquieta do zodíaco. Justamente por isso Mercúrio é seu domicílio, planeta de órbita rápida representa o jeito “espoleta” da energia desse signo enquanto que Júpiter aqui está exilado, pois Júpiter é o signo da convicção, da causa, do ideal a ser alcançado, é uma energia focada muito mais em um propósito definido que se opõe a dualidade inquieta de Gêmeos e Mercúrio. Em Gêmeos está a energia da comunicação escrita e falada, a capacidade de aprender, decodificar, argumentar. É uma energia ágil, curiosa, nervosa porém espirituosa.
Domicílio: Mercúrio
Exaltação:  
Detrimento: Júpiter
Queda:

Câncer – A energia emocional mais intensa do zodíaco, facilita a expressão dos sentimentos, a capacidade de sentir o outro, é a intuição, o feedback do ambiente, em função de ser o domicílio da Lua (que com sua energia suave equilibra a Terra), é onde Júpiter está exaltado (o ideal, o objetivo, a vontade, a lealdade, o sentimento que direciona a flecha ao seu alvo). Obviamente a energia de Marte aqui está em queda, pois este lado sentimental da Lua Câncer ameniza o jeito guerreiro de Marte enfraquecendo essa energia de confronto, assim como Saturno está em exílio (pois representa uma energia cautelosa, rígida, formal, disciplinada demais que naturalmente perde força frente ao sentimentalismo emocional e intuitivo de Câncer)
Domicílio: Lua
Exaltação: Júpiter e Netuno
Detrimento: Saturno
Queda: Marte

Leão – A energia criativa, da manifestação da própria imagem em público, a necessidade de reconhecimento, uma energia ambiciosa, segura, afirmativa, que busca autoridade e afirmação, conquistar espaços, fazer sucesso. É o domicílio do Sol com todo seu brilho e calor, é onde Plutão está exaltado ( o planeta que representa o 8 ou 80, do radicalismo, daquilo que precisa ser mudado, a transmutação como o fogo solar que renova as forças do planeta) e Saturno em exílio (energia que influencia discrição, reservado, tradicional oposto ao jeito expansivo e impaciente de Leão). Curiosamente Mercúrio está em queda, apesar de ser uma energia também ligada a manifestação criativa (conhecimento, comunicação), a questão é que a energia de Leão cria com o objetivo de exaltar a própria imagem, enquanto que a energia de Mercúrio estimula a criação pela acumulação de conhecimento, é uma energia impessoal contrária a exaltação da personalidade presente na energia leonina.
Domicílio: Sol
Exaltação: Plutão
Detrimento: Saturno e Urano
Queda: Mercúrio

Virgem – É a energia metódica, precisa, analítica, quase neurótica, racionalidade extrema, cético e perfeccionista. Mercúrio aqui tem seu domicílio e exaltação, favorecendo amplamente o aprendizado de novas e variadas informações, mas sempre de forma ampla, abrangente, nunca superficialmente, é detalhista ao extremo e consegue encontrar qualquer mínimo erro que comprometa a realização de alguma tarefa. Vênus aqui está em queda  pois sua energia ligada a expressão do sentimento, do amor é enfraquecida pelo perfil racional e metódico de Virgem, enquanto que Júpiter e Netuno estão exilados em Virgem, Netuno por ser muito ligado a espiritualização e ideais coletivos se contrapõe ao caráter individualista e da energia centrada em si mesmo de Virgem, enquanto que Júpiter (a energia do ideal, do objetivo do futuro, do ponto onde a flecha deve chegar) encontra dificuldades com o caráter energético de Virgem que também focaliza no futuro, mas se preocupando excessivamente com os mínimos detalhes o que de certa forma é um “freio de mão” na velocidade da flecha Júpiter, simbolizada na mítica figura de Sagitário que prefere ir firme, forte e rasante ao seu objetivo sem excessos de análise ou de minúcias. Virgem é tímido, analítico demais já Júpiter galopa com força de flecha em punho orgulhoso do seu ideal, energias que enfraquecem uma a outra
Domicílio: Mercúrio
Exaltação:
Detrimento: Júpiter e Netuno
Queda: Vênus

Libra – É a energia do equilíbrio, o intelecto em harmonia com o espiritual, a tranqüilidade, o belo, a busca por criar um ambiente balanceado com as outras pessoas ao redor, é a energia da cooperação, do fazer por algo em troca (sempre visando o equilíbrio da balança), energia ágil que busca se adaptar a energias adversas. Seu domicilio é Vênus, mas num sentido diferente ao que existe em Touro (também domicilio de Vênus): em Touro existe uma doação e preocupação emocional muito maior com o ser amado, em Libra isso se traduz numa troca, num jogo de adaptação, não tão sentimental e mais racional. Saturno aqui está exaltado, o planeta dos limites, da discrição, reservado, que tende sempre a impor limites pra evitar o desequilíbrio. Sol está em queda, pois brilho e ardor demais não combinam com a energia desse signo que deseja equilíbrio e não exageros, da mesma forma Marte está em exílio, pois Marte é o signo do guerreiro, que luta para abrir seus caminhos, que mesmo sozinho alavanca seus objetivos, enquanto a energia de Libra funciona melhor em cooperação, sem tantas lutas e diferenças (novamente as duas balanças buscando o equilíbrio). Libra representa a energia das associações e muitas vezes a manipulação do outro para se atingir a harmonia.
Domicílio: Vênus
Exaltação: Saturno
Detrimento: Marte
Queda: Sol

Escorpião – A energia da competição, da busca pelo controle a nível emocional, energia que canaliza os sentimentos pra vida prática, altamente calculista e paciente. Essa energia tende a dominar emocionalmente com firmeza, profundidade, intensidade e determinação, sempre pronto pra destruir aquilo que considera necessitar ser reconstruído segundo o seu jeito e o seu controle da situação. A energia de Escorpião é como um ariano (com seu ímpeto, força e eletricidade pra vencer) mas com equilíbrio emocional e paciência de um signo de água, que não queima (como o fogo de Áries) mas simplesmente envolve e inunda, é a força direcionada com controle, com estratégia. É regido por Marte e Plutão e exaltado em Urano, planetas que, sobretudo Plutão e Urano, estão ligados a grandes revoluções, quedas de tabus, avanço até as últimas conseqüências, com um ímpeto de confronto. Vênus está exilado (da mesma forma como ocorre com relação a energia agressiva de Áries, que também exila Vênus) e a Lua em queda (ambos, Lua e Vênus apresentam energias muito ligadas ao sentimento e ao emocional e pouca disposição para guerras ou conflitos radicais)
Domicílio: Marte e Plutão
Exaltação: Urano
Detrimento: Vênus
Queda: Lua

Sagitário – A energia da lógica, da síntese, da observação filosófica, do entendimento de padrões comportamentais. É o domicílio de Júpiter, que busca a expansão, o crescimento, atingir seu objetivo como a flecha que representa esse signo, é a energia da liberdade, da busca por novos horizontes. Mercúrio aqui está em exílio, pois Mercúrio (associado a Virgem e Gêmeos, seus domicílios) representa a análise ampla que é assimilada enquanto que Júpiter representa a síntese, onde os detalhes escapam. Júpiter é a energia ligada ao planejamento do futuro como a flecha que percorre o seu caminho até o alvo: o pensamento de Júpiter é sempre vislumbrar o alvo da flecha, é interiormente o modelo do grande sábio filosófico, avesso a   teorias em demasia mas grande conhecedor de experiências práticas que necessita conviver com muitas pessoas em virtude do seu aspecto multifacetado, normalmente franco e de boa conversa.
Domicílio: Júpiter
Exaltação:
Detrimento: Mercúrio
Queda:

Capricórnio – A energia da disciplina, do trabalho incansável e focado na construção e na realização de forma compulsiva e muitas vezes quase obsessiva, a capacidade de comandar ou guiar pessoas com ordem e foco, é a energia da cautela, do sangue frio, da paciência aliada a tenacidade, introvertido, realista, todas as características que explicam seu planeta regente, Saturno. Marte aqui está exaltado, mas a energia aqui se expressa diferente; se em Áries a energia de Marte é como o Usain Bolt correndo os 100 metros livres e em Escorpião a energia de Marte é como uma corrida de 400 metros que requer velocidade mas com resistência e sem tanta força extrema, já em Capricórnio a força de Marte é como um maratonista: a constância, a  resistência e o fôlego mostram a força de Marte aqui ao invés do ímpeto rápido e inflamado visto em Áries e em menor proporção em Escorpião. Júpiter e Netuno estão em queda; Júpiter por ser extrovertido e expansivo em oposição ao reservado Saturno, enquanto que Netuno muito ligado a questões espirituais e de aspirações de ideais morais e coletivos elevados não encontra muito espaço na energia ligada ao material, ao físico e ao trabalho financeiro de Capricórnio. A Lua está em exílio, afinal rege Câncer que é o signo oposto a Capricórnio, a Lua com a sua sensibilidade e intuição fica oposta a ponderação e o sangue frio saturnino de Capricórnio
Domicílio: Saturno
Exaltação: Marte
Detrimento: Lua
Queda: Júpiter e Netuno

Aquário – A energia mais libertária e indisciplinada do zodíaco, aquele que deseja ser sempre livre, independente, diferente de todo mundo, inovador em tudo, com natureza energética pacífica e contemporizadora, muito ligado a razão e a tecnologia e interessado em participar ativamente de alguma causa social com ideologia modernizadora. É também criativo e se preocupa com o progresso, o que algumas vezes cria um desequilíbrio na busca ansiosa por poder e posses financeiras. Seu domicílio é Urano e Saturno, o que explica o espírito moderno, libertário e em busca de progresso, mas que é contido e limitado no aspecto explosivo de Urano (revolucionário) pela ação mais centrada de Saturno. O Sol está em exílio pois a necessidade de atuação através do coletivo é muito forte em Urano, o que faz com que o aquariano precise de uma equipe pra brilhar ou pra realizar suas idéias mesmo que veja o grupo como um meio pro objetivo e não como ele sendo parte desse grupo (devido ao seu caráter independente). Essa necessidade de comunicação e ação através do coletivo faz com que Mercúrio esteja exaltado (o planeta da comunicação)
Domicílio: Urano e Saturno
Exaltação: Mercúrio
Detrimento: Sol
Queda: Plutão

PeixesA energia intuitiva, mística, a emoção sempre presente no campo mental, energia que facilita a inspiração e a mediunidade mas que também pode provar uma certa fuga do mundo real ou dificuldade de se adequar a realidade da matéria. Seu domicílio está em Netuno (muito ligado a questões espirituais e de aspirações de ideais morais e coletivos elevados, a busca por superar as dores pela união coletiva) e Júpiter (aquele que sintetiza, tem as grandes visões, grandes objetivos e aspirações, mas muitas vezes se esquece dos detalhes). Vênus está exaltado (a energia emocional, o arquétipo do sentimento amor) enquanto que Mercúrio está em exílio e queda ( o caráter excessivamente racional e analítico de Mercúrio que rege Gêmeos e Virgem se distancia da energia muito ligada a emoção e ao místico de Netuno Peixes. 

Domicílio: Netuno e Júpiter
Exaltação: Vênus
Detrimento: Mercúrio
Queda: Mercúrio

Temos ainda de observar duas questões importantes na leitura do mapa astrológico: os graus críticos e os planetas retrógrados:

Graus críticos: mapa astral

Graus Tenebrosos no disco: mapa astrológico

Planetas retrógrados:  mapa natal


O que diz a hora do nascimento:


Da 0 h. às 2 hs. Quem nasceu neste horário precisa de um lar para se sentir protegido e é uma pessoa que confunde segurança com dependência. Procure se comunicar mais e verá que o mundo lá fora não é tão assustador assim.

Das 2 hs. às 4 hs. Falar e escrever são coisas que você faz muito bem, mas lidar com dinheiro, nem tanto. Seja mais prático, use mais estes dons para se dar bem profissionalmente e resolver a questão material, tão importante para você.

Das 4 hs. às 6 hs. A determinação faz parte do seu jeito de ser, mas você é um tanto lento na busca de seus objetivos, que incluem todos os prazeres que o dinheiro pode proporcionar. Não perca tempo, seja mais ativo e corra atrás de seu sucesso.

Das 6 hs. às 8 hs. Você sabe muito o que quer e tem um senso natural de liderança, só não deixe que tudo isso se transforme em egoísmo. Lembre-se de que os outros também podem ajudar e são muito importantes nas buscas pessoais.

Das 8 hs. às 10 hs. Com você os inimigos não têm vez e com os amigos são sempre bem-vindos. A procura da verdade o impulsiona na luta pelo sucesso, não deixe a autoconfiança brecá-lo. Você tem um grande potencial.

Das 10 hs. às 12 hs. Mesmo rodeado de gente você preserva sua individualidade e sabe aonde quer chegar. Sempre pronto a ajudar você merece o sucesso que tanto procura e geralmente alcança. Cultive esse jeito especial e astral que você tem.

Das 12 hs. às 14 hs. Ambicioso você quer ser bem sucedido e não mede esforços para isso. Não troque os pés pelas mãos. Com disciplina e paciência seus sonhos podem se realizar levando você a ser reconhecido por todos.

Das 14 hs. às 16 hs. Você é um eterno curioso, gosta de ler e viajar. Estude mais, coloque os pés no chão, que certamente a inteligência brilhante que está escondida em você irá despertar.

Das 16 hs às 18 hs. Intuição é a sua palavra chave. Você “saca” as pessoas e os acontecimentos com muita facilidade. Seu magnetismo pessoal e sexual é marcante. Procure apenas não usar isso para manipular os outros.

Das 18 hs. às 20 hs. Os relacionamentos são muito importantes e das duas uma: ou você domina ou é dominado. Deixe disso, aproveite esta organização mental para tomar atitudes mais equilibradas e não sofrer tanto.

Das 20 hs. às 22 hs. Tudo bem que você gosta de trabalhar, mas não precisa ser tão submisso e exigente consigo mesmo. Relaxe, cuide de você e aproveite a vida. Se dê o direito de lazer e o seu próprio bem-estar.

Das 22 hs. às 24 hs. Você ama viver e curte tudo que seja intenso e divertido. Canalize toda essa força interior para concretizar seus sonhos e se estabilizar. Lembre-se de que a vida não é uma festa o tempo todo, é preciso também trabalhar.

Por fim, de posse de todas essas informações fornecidas nesses 3 posts sobre Astrologia, um pequeno esquema de como se elabora a leitura de um mapa astral em 10 partes:


Analisando 10 aspectos básicos da personalidade de uma pessoa na Astrologia:

Caráter geral – Ascendente, planetas e signo na casa 1, os signos no Sol e na Lua

Família – Planetas e signo regente da casa 4, os filhos se apresentam na casa 5, irmãos e irmãs na casa 3, a Lua mostra a relação com a mãe

Emoções – Lua, Vênus, planetas em água (câncer, escorpião, peixes)

Relacionamentos – Casa 7 com seus planetas e signo regente, já a casa 5 mostra os romances, a casa 11 os grupos de amigos ou círculos sociais de atuação, já os planetas em Libra mostram as sociedades

Intelecto, razão, mental – Mercúrio, Júpiter, os planetas e signo regente da casa 3 (habilidade mental, capacidade de aprender e se comunicar), planetas e regente na casa 9 (educação, modos, filosofia), casas 8 e 12 (intuição, conexão com a espiritualidade), Netuno indica os aspectos ligados a imaginação, assim como indica capacidade de contato com a espiritualidade.

Habilidade criativa e nas manifestações artísticas – Planetas e signo regente da casa 5, planetas em  signos de terra (Capricórinio, touro, virgem ) mostram as habilidades mais práticas

Carreira e trabalho – Os planetas e o signo regente da casa 10 (MC ou meio céu) mostram a carreira, já os planetas e regente da casa 6 mostram  as condições do trabalho e a sua natureza. Marte mostra a energia pra efetuar as ações e possíveis confrontos, já Saturno mostra a disciplina e a capacidade de organização

Dinheiro – As casas 2 e 8 com seus respectivos planetas e signo regente mostram esse aspecto no mapa astrológico. Por exemplo, o planeta Saturno na casa 8 indica possibilidade de perdas ou muitas dificuldades nos negócios que necessitarão de um árduo trabalho pra reverter essa tendência astrológica, já a presença de Urano nessa mesma casa mostra atividade rápida, eletrizante, revolucionária que necessita de um impulso, originalidade e coragem para aproveitar essa grande energia e obter muito sucesso profissional

Viagens – Caso existam planetas na casa 3 indicam viagens curtas ao longo da vida, já na casa 9 se existirem planetas indicam viagens longas ou para o exterior, tudo depende se aparecer um ou mais planetas nessas casas e a energia que terão (por exemplo em queda ou exaltação)

Saúde – Planetas e signo regente na casa 6

Acredito que com todas essas informações contidas na série mapa astral e Astrologia seja possível pra cada pessoa fazer e interpretar o próprio mapa natal, aprendendo como fazer o mapa astral e conseguindo importantes informações que ajudem no seu processo pessoal de autoconhecimento. 


Fanpage Profecias o Ápice em 2036 no Facebook:  http://www.facebook.com/josemaria.alencastro2036


3 comentários:

Nuti disse...

Maravilhoso este post. Me ajudou muito nos meus estudos astrológicos, guardei nos favoritos.
Agradeço!

Fabíola Corrêa disse...

Gratidão!

Admiro o vasto conhecimento que possui e a generosidade de compartilhá-lo de modo gratuito.

José Alencastro disse...

Obrigado Fabíola