2 de mai. de 2014

O Significado de Lilith (Parte II de II)





Lilith em um significado mais amplo representa a harmonização entre as polaridades masculina-feminina na energia kundalini e chi que circula por todo o corpo (yin e yang, ida e pingala)

O problema é que como a humanidade em sua maioria, desde tempos imemoriais, utiliza o livre arbítrio mais para obedecer aos próprios instintos do que para desenvolver um senso de fraternidade e reforma moral, o mesmo ocorre com a utilização dessa energia sexual, mais usada para impulsos instintivos do que para a manifestação do amor, explicando assim toda a metáfora sobre a primitiva serpente, ou seja, o intelecto refém dos instintos e por conseqüência a energia vital/sexual refém dos impulsos primitivos, associando dessa forma Lilith a uma "primitiva serpente" ou uma "sucubus" que "ataca" homens e mulheres em desequilíbrio sexual.

O texto de Ben Sirach fala exatamente sobre isso, associando o poder de Lilith sobre o masculino e o feminino por 28 dias, exatamente o período médio de uma lunação e de um ciclo feminino para uma nova menstruação. Foi exatamente em virtude da utilização negativa da energia sexual, por parte de algumas sacerdotisas no passado, que foram criadas as lendas a respeito de Lilith, tanto que o próprio texto cita os "filhos de Lilith" em alusão aos abortos realizados por aquelas que não desejavam ter filhos e usavam em excesso da sexualidade  como manifestação instintiva.

Em essência Lilith não possui um aspecto negativo sendo apenas uma representação da energia vital através da união de um homem e uma mulher, representada no caduceu e representada também na simbologia da Árvore das Vidas.

A união entre “aquela que dá a vida” (Eva, polaridade feminina) e a manifestação do intelecto, livre arbítrio sobre a energia vital, sexual, criativa que percorre toda a coluna (serpente, Lilith, o equilíbrio das duas polaridades e de todas as sephirot da Árvore das Vidas através de Daat, separar a realidade da ilusão, conhecer as próprias sombras e despertar a própria luz) e “o filho da terra” (Adam, polaridade masculina) é mostrada no terceiro capítulo da Gênesis:

"A mulher, vendo que o fruto da árvore era bom para comer, de agradável aspecto e mui apropriado para abrir a inteligência, tomou dele, comeu, e o apresentou também ao seu marido, que comeu igualmente." (Gn 3:6)

Esse “separar da ilusão” exatamente em Daat está exatamente na intercessão dos planos atziluth e beriyah que representam respectivamente a “emanação” e “o mundo da criação”, da mesma forma que correspondem a intercessão da raiz (espírito) e do tronco (manifestação mental) equivalente nos chacras da coluna ao laríngeo que demonstra claramente pelo ato de falar a emanação criativa do espírito através do físico verbalizando seu pensamento (agora podemos compreender um pouco melhor o que significa “Verbo de Deus” através de Daat e como é possível dar poder as palavras).

E um nível ainda mais profundo Daat simboliza a conexão entre o plano mental e o plano espiritual pela intercessão dos planos atziluth e beriyah, pois  Daat está exatamente dentro desse “olho” formado pela intercessão desses dois planos. A outra intercessão equivalente que acontece na Arvore das Vidas e forma outro “olho” está em Tiferet que engloba os planos Asiyah, Yezirah e Beriyah unindo físico, etérico e astral e muitas vezes simbolizando a manifestação mediúnica, semelhante ao desenho de um “peixe” formado pela intercessão dos círculos/planos criando um símbolo conhecido no Cristianismo, que representa a mediunidade sendo conhecido como Vésica Pisces



A diferença é que em Tiferet ela está mais atrelada ao astral e em Daat está atrelada ao plano mental. O “olho que tudo vê” é, portanto, um símbolo com significados bem profundos e antigos.

Podemos ainda associar Adam, Lilith e Chava aos 3 pilares da Árvore das Vidas, por onde fluem energias interligadas ao corpo humano. No pilar esquerdo está o lado direito do corpo humano e no pilar direito está o lado esquerdo, sendo o pilar central equivalente a coluna que modula o intercâmbio dessas energias.

Essas energias fluem como um grande círculo envolta do corpo, sendo que as mais sutis adentram por cima (topo da cabeça) e as mais telúricas adentram por baixo (planta dos pés) e formam um movimento contínuo de subida e descida, dos pés a cabeça, da cabeça aos pés, da sola dos pés até a pineal (fluxo yang) da hipófise ou pituitária até a sola dos pés (fluxo yin).



Sabemos que o hemisfério cerebral direito está mais ligado ao pensamento criativo, simbólico, enquanto que o hemisfério cerebral esquerdo está mais ligado ao pensamento racional e lógico.  Da mesma maneira, existem dois tipos de energias com tais características: a yin ou ida, mais feminina, lunar, introspectiva, criativa, ligada ao pólo negativo, com maiores capacidade de absorção, recolhimento, movimento de descida (cima pra baixo), pulsação mais suave, passiva enquanto que a yang ou pingala é mais masculina, solar, extropectiva, racional, ligada ao pólo positivo, com maior capacidade de expansão, movimento de subida( baixo pra cima), pulsação mais intensa, ativa.

Para essas energias fluírem adequadamente elas precisam encontrar seu oposto, para ocorrer atração e um fluir equilibrado ao invés de repulsão. O mesmo ocorre com os impulsos nervosos no corpo humano: o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo (tudo passando pela coluna vertebral)
De maneira bem genérica podemos então considerar a seguinte representação:



Adam, “o filho da terra” representa o pilar do julgamento está a esquerda na Árvore, sobre o lado direito do corpo humano ( lado controlado pelo hemisfério cerebral esquerdo) e contém Binah, Gevurah e Hod, esse pilar representa a polaridade masculina, yang, pólo energético positivo, ligado ao hemisfério cerebral esquerdo. No corpo humano essa energia que flui de baixo pra cima (subida), da direita para a esquerda (sentido horário), sobe pelo corpo pela planta dos pés para atingir o seu grau máximo de expansão na glândula pineal, que está no meio dos dois hemisférios cerebrais.

Chava, “aquela que dá a vida” representa o pilar da misericórdia que está à direita na Árvore, sobre o lado esquerdo do corpo humano (controlado pelo hemisfério cerebral direito) e contém Chokmah, Chesed e Nezah, esse pilar representa a polaridade feminina, yin, pólo energético negativo, ligada ao hemisfério cerebral direito. No corpo humano essa energia que flui de cima para baixo (descida), da esquerda para a direita (sentido antihorário), desce pela glândula hipósife (conexão com o chacra coroa) que está entre os dois hemisférios cerebrais até atingir a planta dos pés.

Por essa razão se utiliza a mão esquerda erguida ao Alto para captar energias sutis e superiores, pois a mão esquerda é controlada pelo hemisfério cerebral direito, de onde flui a energia yin/ida de cima pra baixo, do chacra coroa até o chão, sendo aconselhável em qualquer ritual de movimento circular sempre o movimento antihorário, pelos motivos descritos há poucas linhas, potencializando o próprio campo de força. Da mesma forma nos trabalhos de expansão da consciência (pulsos magnéticos para projeção astral, abertura ou fechamento de chacras devemos utilizar a mão direita, em movimento horário, pois é uma energia que responde melhor as construções mentais da vontade, pois trabalha mais o aspecto ativo e racional sobre a espiritualidade e as energias mais telúricas para firmar as formas pensamento realizadas em uma atividade, favorecendo a lucidez e lógica na vivência das experiências espirituais, que essencialmente são yin mas precisam do equilíbrio yang. (*)

(*)Vale ressaltar que nos tradicionais estudos da Yoga, o fluxo masculino pingala está associado ao hemisfério cerebral direito e o fluxo feminino ida ao hemisfério cerebral esquerdo, então porque eu coloquei de forma contrária há poucas linhas? Simplesmente porque tal entendimento tradicional diz respeito ao cérebro perispiritual e não ao cérebro físico.

No físico o lado cerebral esquerdo está profundamente responsável pelas manifestações ligadas a lógica, ao raciocínio e justamente por isso, no canal existente no hemisfério esquerdo do cérebro astral é que está o canal que flui a energia ida (yin), pois da mesma forma que um lado do cérebro físico controla o outro lado do corpo, o lado direito do cérebro perispiritual controla o lado esquerdo do cérebro físico. Sendo assim, no cérebro perispiritual temos o sistema tradicional das escolas orientalistas, visto através da clarividência:

Pingala/Yang: canal no hemisfério direito do cérebro perispiritual

Ida/Yin: canal no hemisfério esquerdo do cérebro perispiritual

E dessa forma agem no cérebro físico da seguinte forma (como mostrado no estudo antes do asterisco):

Pingala/Yang: atua a partir do hemisfério esquerdo do cérebro físico

Ida/Yin: atua no hemisfério direito do cérebro físico



É através desses dois fluxos energéticos que a coluna energiza todo o corpo, sendo que a coluna representa o pilar da compaixão, localizado no meio da Árvore e que realiza o encontro das duas polaridades através da glândula pineal e da hipófise e a nível espiritual do chacra coroa e do ajna, novamente simbolizando as duas asas no topo do caduceu.

Lilith, a energia vital que percorre a coluna como uma serpente, o pilar central da compaixão, o caminho do meio pelo qual flui a energia masculina e feminina tem todas essas representações
Tal simbologia de Lilith é analisada na Astrologia também.

Na Astrologia Lilith representa a Lua Negra, pois é no mapa astral o ponto astronômico correspondente ao grau do apogeu (ponto orbital mais afastado em relação à Terra) da órbita lunar projetado na eclíptica zodiacal. Como a Lua representa a sustentação, a nutrição emocional, tal ponto representa as amarras emocionais, os traumas do passado de situações que foram vividas em excesso e que precisam ser transformadas, colocando dessa forma Lilith como um exercício de desapego a amarras e vícios emocionais de encarnações passadas, possibilitando um renascimento emocional para a pessoa, algo semelhante ao trajeto de mudança que é mostrado no mapa astral no caminho entre a cauda do dragão e o caput (cabeça) draconis, onde é preciso controlar ou transformar para vencer a insatisfação, o apego ao passado e realizar um novo caminho.


Da mesma forma que muitos ainda criam confusão com a palavra Lúcifer, o mesmo acontece com a história de Lilith, quando as lendas e contos populares acabaram por adulterar o significado original. Sobre a questão de Lúcifer tem esse post aqui na fanpage: A lenda de Lúcifer 


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O Significado de Lilith (Parte I de II)



Recebi uma pergunta sobre esse interessante tema:

Pergunta: “José, você sabe alguma coisa sobre Lilith? O que achei, muito por cima, é que ela foi a primeira mulher antes de Eva, mas que não aceitou ser submissa a Adão e, imagino que por isso, foi considerada como algo ruim, um demônio ou uma Deusa de coisas ruins. Você tem algum conhecimento sobre esse assunto?” (Carla)

Lilith está presente na mitologia hebraica, sendo por vezes interpretada como a serpente que tentou Eva a comer o fruto proibido e por outras vezes compreendida como a primeira mulher que foi criada junto com Adão e o abandonou por não sujeitar-se a seus caprichos. Sua citação mais antiga está no livro "O Alfabeto de Ben Sirach" ou "Alfabeto Siracida", do mesmo autor do livro bíblico de Eclesiástico, Ben Sirach (filho de Sirach) ou em grego Sirácida, que aparece no livro como um homem que contou ao rei Nabucodonosor 22 histórias, associadas a 22 conhecidos provérbios hebraicos.

Dentre essas histórias, Ben Sirach fala sobre Lilith:

“Logo após o jovem filho do rei ficar doente, falou Nabucodonosor, "Cure meu filho. Se você não fizer, eu o matarei." Ben Sirach imediatamente sentou-se escreveu um amuleto com o Nome Sagrado, e nele inscreveu os anjos encarregados da medicina por seus nomes, formas e imagens, e por seus flancos, mãos, e pés. Nabucodonosor olhou para o amuleto (e perguntou) "O que é isto?" (Ben Sirach respondeu:)   "Os anjos que são encarregados da medicina: Snvi, Snsvi, e Smnglof [Pronuncia-se Sanvi, Sansavi e Semengalef ]. Depois que Deus criou Adão, que estava só, Ele disse, 'não é bom para o homem estar só' (Gen. 2:18). Então Ele criou a mulher para Adão, da terra, assim como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a Lilith. Adão e Lilith começaram a brigar. Ela disse, 'Eu não vou deitar por baixo,' e ele disse, 'Eu não vou deitar por baixo de você, mas apenas acima. Para você é adequado apenas estar na posição inferior, portanto apenas eu estarei na superior.' Lilith respondeu, 'Nós somos reciprocamente iguais tanto que ambos fomos criados da terra.' Mas eles não ouviam um ao outro. Quando Lilith disse isso, pronunciou o Nome Inefável (YHWH) e voou para longe no ar. Adão ficou em prantos depois (falou a) seu Criador: 'Soberano do universo!' disse ele, 'a mulher que você deu-me foi embora.' De uma vez, o Santo Senhor, bendito seja Ele, enviou estes três anjos para traze-la de volta. "Disse o Santo Senhor para Adão, 'Se ela concordar voltar, (está tudo) bem. Se não ela deve permitir que uma centena de suas crianças morram todos os dias.” Os anjos deixam Deus e seguiram Lilith, a quem eles pegaram no meio do mar, nas poderosas águas nas quais os Egípcios estavam destinados a afogarem-se. Eles falaram-na as palavras de Deus, mas ela não queria retornar. Os anjos disseram, 'Nós iremos afogar você no mar.' "Deixem-me!!' ela disse. 'Eu fui criada apenas para causar doenças às crianças. Se a criança é macho, eu tenho domínio sobre ele por oito dias depois de seu nascimento, e se fêmea, por vinte dias.' "Quando os anjos ouviram as palavras de Lilith eles insistiram que ela voltasse. Mas ela jurou à eles pelo nome do Deus vivo e eterno: 'Sempre que eu ver vocês ou seus nomes ou suas formas em um amuleto, eu não terei poder sobre esta criança.' Ela também concordou ter uma centena de suas crianças mortas todo dia. De acordo (com isto), todo dia uma centena de demônios pereciam, e pela mesma razão, nós escrevemos os nomes dos anjos nos amuletos de jovens crianças. Quando Lilith vê seus nomes, ela lembra-se de seu juramento, e a criança estabelece-se." (Alfabeto de Ben Sirach Questão 5 (23a-b)



Vamos tentar compreender então os simbolismos contidos nesse relato e também sobre o que diz a Gênese, fugindo do lugar comum de tratar Lilith como um demônio ou algo do gênero, compreendendo o significado de Adão, Eva e a serpente:

"E chamou Adam sua mulher Chava, porque foi mãe de todos os seres viventes" (Gn 3:20)

A criação do homem e da mulher (obviamente simbolismos) é descrita no primeiro capítulo da Gênesis:

"E criou Elohim o Adam a sua imagem. Criou-se a imagem de Elohim, macho e fêmeas os criou " (Gn 1:27)

Adam vem de Adamá que quer dizer em hebraico "filho da terra"

Chava quer dizer em hebraico "aquela que dá vida"

Sendo Deus espírito (Deus é espírito e seus adoradores devem adorá-lo em espírito e em verdade - João 4:24) e sendo o espírito o princípio vital inteligente, podemos compreender Adão (Adam) e Eva (Chava) como as polaridades, masculina e feminina, existentes em cada espírito criado por Deus.

Adão e Eva simbolizam, portanto, as duas polaridades do espírito, a inteligência vital. Essa inteligência vital no seu processo evolutivo desenvolve o intelecto, isso é que permite o espírito sair do estágio de animal racional e evoluir para humano racional, ao despertar a razão, a capacidade de exercer o livre arbítrio através do raciocínio. Essa capacidade (intelecto) presente nas duas polaridades do espírito é representada  figurativamente na Gênesis como a serpente. 

No recente post do blog sobre a iniciação de Jesus eu expliquei o significado da serpente, inclusive da passagem na qual Jesus diz que devemos ser simples como as pombas e atentos (astutos) como as serpentes. Esse texto pode ser visto aqui: A iniciação 

Portanto, quando o espírito vivencia sua primeira encarnação no seio da humanidade e começa a utilizar seu livre arbítrio, ele passa a "ouvir" o seu intelecto, questionando sua essência divina e exercendo escolhas, que no início, devido a sua inexperiência, são normalmente contrárias à sua essência divina, fazendo com que ele necessite de inúmeras reencarnações (nascer, morrer, nascer de novo) até que alinhe seu livre arbítrio com a essência divina, o sopro da vida que o sustenta e o impulsiona para a evolução moral e intelectual, sem, entretanto se sobrepor ao livre arbítrio, por isso a jornada evolutiva tão longa e gradual. A Gênesis mostra essa jornada de forma alegórica:

"E Elohim trouxe sono sobre Adam (o filho da terra) que adormeceu. Pegou uma das costelas e no lugar dela encheu de carne, da costela que tirou de Adam criou a mulher (aquela que dá a vida) e trouxe para Adam" (Gn 2:21-22)

Essa passagem é uma alegoria sobre o nascimento físico do espírito na humanidade. Se em Gn 1:27 temos simbolizado o nascimento espiritual, em Gn 2:21-22 temos o nascimento físico. A analogia é simples, ainda que de certa forma perturbadora no sentido de entendermos como que o povo da época sabia de tais conhecimentos:

O corpo humano possui 24 costelas. Se tirarmos uma delas, ficamos com 23. O genoma humano é a sequência completa de DNA de um conjunto de cromossomos, sendo que tanto o pai quanto a mãe transmitem exatamente cada um 23 cromossomos ao filho. Dos 23 pares de cromossomos que cada ser humano possui, apenas um par (alossomo) define o sexo do bebê, sendo que os demais 22 pares não correspondem ao sexo, fazendo parte do patrimônio genético humano. Ou seja, o que a Gênesis está dizendo, de forma figurativa, é que Deus criou o ser humano a partir de 23 costelas, que na realidade representam os 23 pares de cromossomos presentes em cada ser humano.



Tal representação na cultura hebraica e em outras culturas ainda mais antigas, associando o espírito à manifestação física, existe em diversos símbolos cheios de significados, mas que também mostravam um conhecimento superior, literalmente da genética humana, como por exemplo, o símbolo do caduceu semelhante a uma cadeia de DNA ou ainda a Árvore das Vidas (alguém aí lembrou que no começo Adam e Chava estavam no meio de várias árvores?), pois se considerarmos que a identidade da espécie humana contém 22 pares de cromossomos (os pares seriam as duas serpentes se elevando no caduceu?) sendo um 23º par responsável pela característica sexual (as duas asas no topo representando a polaridade dupla do espírito e seu poder de escolha de manifestação dessa polaridade, a manifestação do Ain Soph), podemos associar claramente esses 22 pares aos 22 caminhos da Árvore das Vidas, que somados as 11 esferas da Árvore equivalem as 33 vértebras da coluna vertebral, colocando assim a Árvore das Vidas em uma representação microcósmica como uma "coluna humana" por onde "fluem" em seus 22 caminhos a identidade humana (22 cromossomos) que se manifestam em sua totalidade quando percorrem toda a Árvore para renascer como homem e mulher, manifestando plenamente as duas polaridades do espírito, as duas serpentes do caduceu (interligadas como os pares de cromossomos) que se encontram no topo da Árvore e em Ain Soph, acima da Árvore, manifestam de forma completa o potencial divino no ser humano. 

Da mesma maneira, em uma representação macrocósmica, a Árvore das Vidas representa através de suas 11 esferas as dimensões do Universo, como tem sido estudado recentemente pelos cientistas através da Teoria M.

A manifestação simbólica desse 23º par de cromossomos (que representa as duas asas do caduceu, essas duas asas sobre Ain Soph) acontece dentro da Árvore exatamente através de Daat, a esfera (sephirot) oculta (ou seria o fruto oferecido pela serpente a Adam e Chava que “desapareceu” da Árvore?). Tal esfera representa exatamente o saber, o conhecimento (ah por isso que se chama Árvore do conhecimento do bem e do mal) que está na intercessão de dois dos quatros planos (atziluth e beriyah)

Lilith representa, portanto esse fluxo vital que alguns denominam como kundalini, a energia sexual/vital que permite a manifestação do nascimento humano através da união das manifestações das suas duas polaridades, masculina (Adam) e feminina (Chava), a energia que percorre toda a coluna na forma de uma serpente e que deve estar sob o controle do intelecto e não dos instintos, para que sirva de plena manifestação positiva dos sentimentos.  






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