16 de set de 2010

Matrix, 2036 e a Bíblia


Quando Neo entra na Nabucodonosor pela primeira vez (no primeiro filme da trilogia) se observa uma inscriação no interior da nave: "MARK III NR. 11". Isso é uma referência messiânica, a partir do Evangelho de Marcos, Capítulo 3, versículo 11: “E os espíritos imundos, quando o viam, prostravam-se diante dele e clamavam, dizendo: Tu és o Filho de Deus”.


Marcos 3 é o nome da própria Matrix: Ma (Marcos) + Trix (três).


Por "coincidência” esse capítulo de Marcos tem 35 versículos. “M” em números romanos equivale a mil, ou seja, 3 vezes mil, equivalente ao terceiro milênio, que se iniciou no dia primeiro de janeiro de 2001. Se somarmos a esse numero o 35 (número de versículos) teremos exatamente 2036, o número de Marcos 3, o número da Matrix.

Além disso Neo é um anagrama para o nome Noé.

Noé foi o primeiro profeta e salvador da Bíblia, Jesus o último profeta e salvador.

Vejam o vídeo do dialogo de Neo com o Arquiteto: AQUI
 
Ao falar com o arquiteto, este diz a Neo que ele é a sexta anomalia (1:25 do vídeo). Quando o dilúvio universal iniciou, Noé tinha 600 anos (Gênesis 7:11). A bíblia é clara em dizer que o tempo máximo de vida de um homem é 120 anos, 5 “anomalias” somariam os 600 anos , para que então surgisse a sexta, a nova anomalia (em inglês Neo significa novo). Realmente, viver até os 120 anos é uma anomalia.

Reparem em Gênesis 6:19 "E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão."

Exatamente a escolha que o arquiteto propõe a Neo para salvar a espécie humana apos a queda de Zion. No entanto, Zion é a própria Arca. O dilúvio (que significa a guerra com as máquinas, simbolizada na noite chuvosa que Neo enfrente Smith em Matrix Revolutions) que faz a Arca vir a tona:

"E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra." (Genesis 7:17)

Zion é a forma inglesa do monte Sião que em árabe é "Tsion" , significa cume. A Arca de Noé ficou acima do maior cume da Terra durante o dilúvio. Noé usa a Arca para salvar a vida no planeta, a Arca representa Sião, o monte santo, o maior monte porque ficou acima 9 metros junto com as águas do maior monte da Terra segundo o relato bíblico.

No vídeo, com 4:13, o arquiteto fala para Neo salvar 23 pessoas de Zion, 7 homens e 16 mulheres. Vejamos o que diz Gênesis 7:16 " E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro."

O primeiro filme da trilogia mostra um salvador que começa a tomar consciência de que o mundo em que vive é apenas uma ilusão (o mundo material) e que o verdadeiro mundo é onde está Zion, simbolizando a resistência ao falso mundo (mundo materialista, a matrix criada pelos computadores), Zion simboliza a Arca de Neo onde estão os escolhidos, simboliza aqueles que se afastaram da ilusão do materialismo.

Zion está localizado no interior do planeta, embaixo da terra, perto do calor do núcleo, segundo nos coloca o filme. Mas como Neo começa a descobrir o verdadeiro mundo (Zion)? No inicio do primeiro filme ele segue uma mulher que tem a tatuagem do coelho branco.



O coelho branco é uma clara referência a historia de Alice nos país das maravilhas, quando Alice persegue um coelho, adentra uma toca que leva ao interior da terra, onde está o país das maravilhas. Essa é uma clara simbologia do homem buscando a si mesmo, sua verdadeira essência, seu interior, indo pra dentro de si mesmo, é essa a simbologia de seguir o coelho branco e ir até as profundezas de si mesmo, encontrando sua verdadeira essência, encontrando Zion.



É em suma o seu renascimento, já que o coelho é o símbolo da fertilidade e o branco o símbolo da pureza, o renascimento espiritual.


Comunidade Profecias 2036 no Orkut: http://www.orkut.com.br/Community?cmm=98634186


http://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/

27 comentários:

Anônimo disse...

tem q ter muita imaginação......

Anônimo disse...

e conhecimento, e inteligente

Jay disse...

Matrix é realmente um filme incrível. Ele abre mentes. Anonimo 01, nós vivemos na Matrix meu caro.

Pedro disse...

Em Relação a citação de Alice ta tudo certinho..Já a conexão clara com a bíblia é nova para min.
Parabés pelo post.
ps: anonimo 01 escolheu a pílula errada.

Lee Bano disse...

Excelente dedução.

a11anz disse...

Muito boa sua interpretacao....
Tirando parte de 2036, ta tudo legal

Marcelo disse...

Na verdade, o filme Matrix tem uma alusão direta à vida e filosofia de Sócrates. Se lerem o "Mito da Caverna", escrito por Platão, discípulo de Sócrates, verão o quanto é semelhate à trama do filme. Neo representa Sócrates, o "escolhido" que quer mostrar a verdade às pessoas e libertá-las.
Sócrates foi a um oráculo em Atenas, que, não por coincidência era uma mulher. Na entrada, do templo de Atenas havia a inscrição "Conhece-te a ti mesmo", mesma inscrição acima da porta da casa do oráculo do filme (em latin).
Sócrates dizia que as pessoas não viam a verdade. Neo sabia que havia algo errado com o mundo, que aquilo não era a verdade.
Mas todos esses detalhes foram colocados bem discretamente, e, por isso a maioria nem percebeu.
Mas bem que eu gostaria que fosse baseado na Bíblia, já que sou cristão, gosto da Bíblia e não gosto de filosofia. rsrsrs
Bjos a todos! ^ ^

Gis disse...

Podemos encontrar varias referencias em Matrix: Trinity – Em inglês trinity significa trindade (Neo, Trinity e Morfeu) tem a missão da salvação da humanidade.Morfeu – Na mitologia grega é o deus do sono e o filme gira em torno do sono da humanidade. Cypher = Judas, Morfeu = João Batista e Neo = Jesus.

Anônimo disse...

Ronaldo disse:

Anônimo 1, você já teve aquela impressão de que alguma coisa está muito errada e de que tem sempre alguém vigiando você?
Faça sua escolha...

Anônimo disse...

pra falar a vdd a conexão com a bíblia por exemplo tem alguns erros como o dos 120 serem o máximo predito pela bíblia,impossivel isso nela fala que matusalém viveu até os 969 anos se naum me engano e com relação aos dias de hoje a biblia fala 60 70 no máximo 80 anos de idade

Anônimo disse...

Sempre gostei de Matrix, o melhor filme pra mim. o que realmente eu gosto no filme é a filosofia e nao o misticismo que vc mostrou. A filosofia de martrix gira em torno da pergunta: "qual a diferença entre realidade e sonho?". Ninguem para pra pensar, mas quando estamos sonhando nao sabemos se é sonho ou realdade. É isso que retrata Matrix, o desenrolar do filme Neo é o salvador de ZION q pode serem ser lembrado como JESUS, por isso a comparaçao. Na historia original que o filme foi inspirado se trata de um homem que nao consegue mais se conectar a rede mundial, mas consegue HACKEAR a rede com ajuda de um homem.

Galerashion disse...

kkkkk creio q quem fez o filme n sabia disso kk, e como o cara falou tem q ter bastaaaaaaaaaante imaginção pra coloka tal coisa, eu axo q se no filme tivesse um passaro o cara ia falar q tal coisa significa o passaro assim talalaa, se for pensar como o cara q fez esse texto creio q tuuuuuuuuuuuudo q existe na tv tem algo por trás

Flávio Augusto disse...

Essas coisas dão medo, pois por mais que sejam suposições, coincidências eu penso que existem "sinais" por aí e cabe a nós interpretá-los.
Muito legal o post.

Lucas disse...

Fantástico post. Pegou de algum lugar ou estudo e viu as coincidências?

Anônimo disse...

Muito Bom cara. é realmente o criador do filme é um gênio. Esse tipo de analogia é sempre muito interessante.

José Alencastro disse...

Lucas, a excessao dessa questao da analogia com o filme Alice no pais das maravilhas, o resto foi estudo comparativo mesmo, sobretudo na questao da Genesis e sobre 2036, inclusive os estudos sobre o tema da profecia de 2036 sao inteiramente pessoais. Abraço

constantine disse...

eu realmente gostei da sua interpretação da história ,
os criadores de matrix fizeram varias referencias a nomes e contos más te garanto que não foram tão longe quanto a sua imaginação (( Parabéns ))
vc foi tão criativo quanto aos criadores de matrix ...

Phelipe Almeida disse...

CARA, SE VIVESSIMOS EM UM MUNDO SIMULADO, ONDE A MESMA ROTINA ACONTECE TODO DIA, SERÍA ESTRANHO, MAS OLHA BEM, AS PESSOAS TEM A IDEA DE QUE TEM LIVRE ARBITRIO E PRATICAMENTE VIVEMOS EM UM MUNDO ONDE TU PODE FAZER DE TUDO
*SE EU FOSSE O CRIADOR DESSE MUNDO SIMULADO, CRIARIA UMA FORMA DE NÃO HAVER GUERRAS, CRIARIA UMA HISTORIA E UMA GEOGRAFIA PRA AS PESSOAS PENSAREM QUE TUDO NESSE MUNDO É REAL. MAS PRA VOCÊ NUM VIVER NUM REPETIÇÃO CONSTANTE A MATRIX SE AUTO ATUALIZARIA A PARTI DAS IDEAS DO SEU SUB-CONSCIENTE

MAS POR MAIS QUE TUDO TENHA QUE SE PERFEITO, APENAS 99% SERIA PERFEITO
ESSES 1% EXPLICARIA OS DEJA VUS
QUE SERIA A REPETIÇÃO DE ALGO
MAS VAMOS SUPOR QUE SEJA APENAS A ATUALIZAÇÃO DA MATRIX

TODO SISTEMA É FALHIO, AVERIA SEMPRE UM QUE CONSEGUIRIA BURLA O SISTEMA
NO CASO SERIA REPRESENTANDO COMO O NEO

MAS SE EXISTE UM CRIADOR, PRECISA EXISTIR UMA MÃE
NINGUÉM PENSARIA NISSO TUDO SOZINHO
ATÉ AQUI TUDO BEM, MAS SE MORREMORS AQUI
NOSSO CORPO SERIA MORTO NO MUNDO REAL
A MENTE MORRERIA
POIS ELA ESTARIA LIGADA A UM SISTEMA QUE MEXE COM SUA MENTE
OU TALVEZ ESSA SEJA A IDEA DE VIDA APOS A MORTE
SE TU MORRE AQUI
TU PODE CONTINUAR A VIVER LÁ
SENDO QUE SEU CORPO NA SIMULAÇÃO MORRE
E ASSIM VOCÊ NUM VOLTA MAIS
SACO?

Anônimo disse...

e eu eu q pensava que o terceiro milenio comessasse no ano 3000
(tres mil)!

Anônimo disse...

A biblia é o maior livro de toda a humanidade. É logico que qualquer historia inventada por humanos é inspirada nela, pois ela conta a historia real dos ceus e da terra. Como é inspirada por Deus é superior a qualquer invenção humana (1 Timóteo 3:16). Pode analisar outras historias, não existe nenhuma que não apresente semelhanças a Biblia. Analisem atentemente "O Senhor dos Aneis" por exemplo.

Anônimo disse...

é anagrama apenas em português, né... Noé em inglês é Noah...
ah, e realmente, o coelho significa fertilidade... (pq é só oq o Neo e a Trinity ficam fazendo no 2º filme...)

mas o resto é animal...

akela música da perseguição com os gemeos brancos... é a melhor cena de perseguição q ja vi!!!

Rafael Souza disse...

Excelente....

José Alencastro disse...

Recebi uns 5 posts falando sobre a questao da traduçao do nome Noé, quem viu o filme sabe que tem até refencias em latim (como quando Neo entra na cozinha pra falar com o Oraculo) ou até mesmo chines (no choque entre os dois caminhoes, um deles tem escrito "Long Path" que seria em ingles "caminho longo, dificil" é na verdade o caminho do dragao, pois "long" em chines é dragao. Na vulgata latina (o mesmo latim que aparece na frase escrita na entrada da cozinha) o profeta Noé é chamado justamente de Noe e na versao do grego transliterado o nome do profeta aparece como Nwe, mais evitende ainda, pois New= novo= Neo= Noé.

José Alencastro disse...

ano 1 a 1000 = primeiro milenio
ano 1001 a 2000 = segundo milenio
2001 a 3000 = terceiro milenio
O ano 2001 foi o inicio do terceiro milenio, eis a analogia com M (mil em numeros romanos) multiplicado por 3.

José Alencastro disse...

Phelipe Almeida, no meu entendimento a matrix apenas representa o mundo ilusorio que vivemos, uns chamam de "plano material" outros de "terceira dimensao" que é uma ilusao por nao demonstrar a totalidade da açao criativa que criou esse mundo, existem muitos planos e dimensoes acima desses que vivemos (e alguns ate ja o viram e sentiram em desdobramento consciente) e justamente conhecer essa realidade mais ampla é que vai o verdadeiro poder de escolha, o verdadeira livre arbitrio, sair da Matrix é sair do lugar comum, perceber o invisivel que nos cerca, mas sobretudo conhecermos a nos mesmo, a nossa essencia espiritual que pertence a um mundo , um plano muito maior, e foi justamente essa jornada, esse caminho exemplicado pelo personagem de Neo no filme, pois assim como o profeta Noé ele vislumbrava o futuro fora do tempo e do espaço e tinha uma ligaçao mais ampla e consciente com a Fonte, Deus.

Sheila Nicoli disse...

isso confunde tudo,porquê viveriamos num mundo irreal?

José Alencastro disse...

O nosso mundo é real Sheila, usei as palavras "ilusório" e "falso" pois até mesmo naquilo que é ilusão e falso existe a realidade, mas nao a realidade ampla, plena, perfeita, mas apenas uma parte e se nao é perfeita já nao é totalmente verdadeira, por isso é falsa. Imagine um ilusionista realizando o truque da levitação ou outro truque qualquer, voce ve aquilo, aquilo é real, mas é uma ilusao pois a maioria nao consegue enxergar a verdade por tras do truque, o invisivel , o espiritual por detras do material, do palpavel. Essa é a Matrix, real, visivel, porem nao totalmente verdadeira, uma ilusao que esconde aquilo que é totalmente verdadeiro, a perfeiçao, a realidade plena.