Marte/Ares na mitologia representa o Deus da guerra, justamente por esse motivo seu arquétipo na Astrologia representa o guerreiro que existe dentro de cada pessoa, a forma como batalhamos e enfrentamos as dificuldades, o espírito de luta, a forma como buscamos conquistar as oportunidades na vida, a força vital (vitalidade) da pessoa.
No mapa de desenvolvimento do poder pessoal, Marte desempenha um papel fundamental: ele aponta como a determinação da pessoa precisa ser trabalhada (da mesma forma que o Ascendente e o regente do Ascendente apontam como a pessoa deve trabalhar a sua iniciativa e além dessas posições a posição de Plutão aponta como a pessoa deve trabalhar seus demônios/sombras interiores para direcionar mais positivamente o seu poder pessoal com melhor autocontrole).
O mapa de desenvolvimento do poder pessoal é um mapa astrológico que eu desenvolvi baseado exatamente no aprofundamento da análise de Plutão, Marte e do regente do Ascendente (posições que são analisadas no mapa natal e anual, mas que são mais aprofundadas nesse estudo). O objetivo desse mapa é utilizar o conhecimento da Astrologia para a pessoa compreender melhor como e onde utilizar o seu poder de iniciativa e realização, seus potenciais e dificuldades nessas questões, ou seja, um mapa também de autoconhecimento, porém bem focalizado nessa questão de como trabalhar a iniciativa e o desenvolvimento do poder pessoal.
Como expliquei há pouco, Plutão nos mostra como precisamos trabalhar o nosso poder pessoal (lidando com os demônios interiores e buscando o renascimento sobre tudo aquilo dentro de nós que precisa ser destruído ou “morto” para que então possamos “renascer” fortalecidos com um maior poder de realização), e nesse caminho ou trabalho precisamos desenvolver a força/determinação e o poder de iniciativa.
Marte, portanto, é fundamental para compreendermos o caminho de desenvolvimento da força e determinação, pois esse desenvolvimento é fundamental para encontrarmos o poder pessoal através do conhecimento da Astrologia e do próprio mapa natal.
Tão importante quanto compreender essas posições astrológicas no próprio mapa de nascimento é compreender que somos os agentes do nosso próprio destino. Independente dos karmas, das dificuldades, das facilidades, dos traumas ou das ajudas ao longo da vida é responsabilidade pessoal e intransferível lutar pelo desenvolvimento pessoal, mesmo que dentro das limitações próprias de cada um.
A partir do momento que a pessoa consegue essa compreensão e desperta dentro de si o interesse intelectual e emocional sobre como ser mais ativa na construção do próprio destino, então a partir desse ponto a Astrologia pode ser bastante útil nessa jornada de autoconhecimento, inclusive sobre como desenvolver o próprio poder pessoal de forma mais consciente e efetiva.
Se Marte na Astrologia representa a forma como exercemos a força e a determinação, basicamente Marte terá 12 formas de manifestação segundo o signo que Marte estiver alocado no mapa de nascimento, ou seja, o signo de Marte dirá como a pessoa exercer sua força e determinação, seus pontos fortes e fracos e aquilo que precisa trabalhar. Já a casa astrológica do mapa natal que Marte estiver posicionado apontará os assuntos ou áreas da vida, segundo o significado da casa astrológica, que a pessoa precisará trabalhar de forma mais ativa essas características de força e determinação.
Em três textos anteriores expliquei os significados de Marte nos elementos Fogo, Terra e Ar e agora neste texto explicarei o significado de Marte nos três signos do elemento água. Deixarei esses textos linkados a seguir:
Marte
no elemento Fogo:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=8410379249091195
Marte
no elemento Terra:
https://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/2024/11/marte-no-elemento-terra.html
Marte
no elemento Ar:
https://profeciasoapiceem2036.blogspot.com/2024/11/marte-no-elemento-ar.html
O SIGNIFICADO SIMPLIFICADO DAS 12 CASAS (PRINCIPAIS TEMAS E ÁREAS DA VIDA)
Casa 01: questões ligadas a imagem da pessoa, aparência, como ela projeta sua imagem nas outras pessoas, capacidade de liderança, iniciativa e autodeterminação. O Ascendente (início da casa 01) ou astros sob tensão na casa 01 (seja com outros astros no mapa natal ou por trânsitos astrológicos ao longo do ano normalmente apontam dificuldades nesse setor e normalmente com características negativas do signo Ascendente.
Casa 02: alimentação, questões ligadas à moradia, segurança pessoal (sobretudo questões financeiras), capacidade de estruturação no longo prazo dos objetivos e metas planejados. A casa 02 assim como a 07 (regidas arquetipicamente por Vênus) também falam do carisma, magnetismo pessoal e poder de sedução de uma pessoa.
Casa 03: comunicação (escrita ou falada), aprendizado intelectual, voz, dinamismo do raciocínio e especialmente a capacidade de resumir e concatenar as idéias.
Casa 04: questões emocionais acumuladas, família, mãe ou figura materna, nascimentos, casamentos, tudo que envolve nutrição emocional e questões ligadas ao lar. a casa 04 também representa como a pessoa encerra um ciclo por escolha pessoal (enquanto que na casa 08 isso ocorre através de outra pessoa e na casa 12 através de uma situação externa, por vezes fato imprevisto). É a casa que representa as raízes psicológicas, ou seja, as emoções e situações emocionais impactantes ao longo da vida que enraizaram, tornaram-se sentimentos enraizados.
Casa 05: romance, lazer, hobby, questões ligadas ao prazer e a alegria e também questões relacionadas aos filhos. É a casa que representa a criança interior, a curiosidade emocional e normalmente indica o caminho de regeneração para dificuldades relacionadas à família ou às raízes psicológicas.
Casa 06: rotinas do dia a dia e como a pessoa lida com o stress dessas rotinas, da mesma forma aponta como as questões de saúde são impactadas por essas rotinas influenciando na vitalidade. Marte, Sol ou Júpiter mal aspectados nessa casa ou na casa 08 são pontos de atenção para doenças ou períodos de baixa vitalidade ao longo da vida.
Casa 07: As relações mais próximas que são construídas na vida social, a rede de contatos, como a pessoa é vista pelas outras pessoas, os sócios nos negócios, o casamento, construção de parcerias. Como a pessoa usa o seu carisma, magnetismo pessoal e sedução para influenciar as pessoas.
Casa 08: relações emocionais profundas, renascimento emocional ou apego às emoções destrutivas, o sexo, a vida e a morte, o contato com os impulsos emocionais mais inconscientes, encerramentos de ciclo em questões pessoais (diferente da casa 12 que envolve o encerramento de situações mais sociais). Muitas vezes é na casa 08 que a pessoa trabalha, através de um relacionamento emocional profundo com outra pessoa, questões traumáticas relacionadas às raízes psicológicas.
Casa 09: viagens, cursos e também estudos superiores, desenvolvimento cultural e filosófico, transformações relevantes na percepção do sentido da vida, muitas vezes através de uma experiência relevante que envolva cultura ou religião. A casa 09 (oposta e complementar a casa 03) representa o aprofundamento e detalhamento do conhecimento, enquanto a casa 03 representa o conhecimento mais prático, superficial, simples.
Casa 10: carreira, vida profissional, questões sociais ligadas ao desenvolvimento profissional, busca pelo poder pessoal através do poder social e financeiro. É a casa que mostra como a pessoa ganha dinheiro e seu relacionamento com estruturas de poder (especialmente político e profissional).
Casa 11: grupos sociais ligados a uma causa humanitária ou de caráter coletivo (como sindicatos, ongs, organizações, etc). Filiação ou ruptura de grupos por questões ideológicas. A casa que representa os amigos ao longo da vida.
Casa 12: ciclos que se encerram por imprevistos ou coincidências do destino, paralisação, isolamento escolhido ou forçado, fuga ou escapismo das rotinas do dia a dia. Aponta como a pessoa interage com as percepções espirituais/mediúnicas, com os impulsos do inconsciente (sobretudo emocional relacionado às raízes psicológicas)
MARTE NO ELEMENTO ÁGUA
Marte em Câncer
As pessoas que possuem Marte no signo de Câncer precisam trabalhar a sua grande sensibilidade, pois esse é o grande poder e o grande desafio dessa posição astrológica. Marte em Câncer possui uma profundidade emocional semelhante àquela que existe também em Escorpião (signo do elemento água assim como Câncer) e exatamente por isso podem encontrar as motivações emocionais mais profundas (seja o amor por uma pessoa ou por um sonho para colocar toda a energia e esforço para buscar a realização do objetivo ligado a esse amor ou a esse sonho) que a maioria das outras posições astrológicas de Marte não conseguiria: uma profunda entrega emocional na busca por realizar um objetivo, um vontade emocional profunda e fortemente direcionada. O grande problema é quando esse potencial emocional ou sensibilidade não é adequadamente direcionado, o que pode gerar vitimismo, melodrama, sentimentalismo (quando a força emocional não é adequadamente equilibrada com racionalidade e inteligência).
Marte em Câncer precisa aprender a utilizar as suas profundas emoções sempre ao seu favor, ou seja, encontrar motivações positivas e, sobretudo atitudes mentais que fortaleçam e revigorem as emoções relacionadas aos seus objetivos e sonhos. Aprender a equilibrar essas características positivas e negativas de Câncer em Marte é o segredo para um melhor poder de realização para aqueles que possuem essa posição no seu mapa.
Um dos grandes aprendizados para desenvolver o seu poder pessoal é ter a compreensão que as nossas emoções são como um grande rio de água doce, que a mente é como um grande navio que leva dentro dele os sonhos e objetivos, e por conta disso que esse rio precisa estar em movimento (nunca parado), com águas limpas, pois são as águas que alimentam os "moradores" do navio. Mais do que ter uma direção em mente para o "navio", aquele com Marte em Câncer conquista o seu verdadeiro poder pessoal ao entender que também precisa cultivar o bom estado do seu rio interior pois é essa combinação que vai conduzi-lo para grandes conquistas.
Marte em Escorpião
As pessoas que possuem Marte no signo de Escorpião precisam trabalhar a intensidade e a perspectiva. Assim como no signo de Áries, Marte é muito forte no signo de Escorpião (seu antigo regente, que atualmente rege Plutão). Uma das características de Marte em Escorpião é a capacidade de envolvimento emocional, seja para o bem ou para o mal e exatamente essa intensidade que precisa ser trabalhada, ou seja, bem direcionada. Muitas vezes quando está imerso em uma situação ou objetivo Marte em Escorpião vai lutar de forma profunda e persistente, mas também muitas vezes perde o senso de perspectiva, como alguém dentro de uma floresta que não consegue ter a visão mais ampla de quem está no topo de uma montanha. Exatamente por isso a maioria dos astrólogos define que o amadurecimento de Escorpião o faz desenvolver o arquétipo de águia, que consegue usar o seu grande poder de foco para olhar mais ao longe, ou seja, o panorama maior, a “big Picture”.
Outra característica bastante conhecida do signo de Escorpião é a vitalidade sexual e aqui reside uma outra grande fonte de poder quando alguém com Marte em Escorpião descobre que essa vitalidade na verdade é a busca pelo prazer de viver, ou seja, que quando encontramos uma motivação genuína que nos traga prazer para efetuar determinada ação ou objetivo essa motivação ou prazer genuíno é que produz a vitalidade. Esse raciocínio em última instância leva a conclusão que o prazer genuíno acontece quando estabelecemos uma sincera conexão profunda com aquilo que estamos realizando e exatamente essa intensa e profunda conexão é que permite o envolvimento e doação necessária para fazer um objetivo dar certo, ter êxito. Aprender a equilibrar essas características positivas e negativas de Marte em Escorpião é o segredo para um melhor poder de realização para aqueles que possuem essa posição no seu mapa. Um dos grandes aprendizados para desenvolver o seu poder pessoal é ter a compreensão que nem todas as batalhas ou objetivos necessitam da grande intensidade escorpiônica, ou seja, Marte em Escorpião precisa aprender a direcionar as suas energias, a sua vitalidade, para as batalhas que realmente são relevantes.
Se entendemos que Marte representa o potencial de luta para alcançar um objetivo, um desejo, certamente Marte em Escorpião representa alguém que possui grande potencial com as "armas" da intensidade e da doação profunda naquilo que se propõe a realizar, armas que estão profundamente associadas a sua base emocional (como geral todos os signos do elemento água) e exatamente por isso outro ponto relevante do desenvolvimento do poder pessoal de quem possui Marte em Escorpião é aprender a preservar o seu reservatório emocional evitando envolvimento passionais ou coléricos com todas as situações que se depara, pois nesse caso a energia de Marte em Escorpião pode rapidamente ser exaurida. Uma postura emocional mais impessoal é uma das grandes fortalezas do poder pessoal de Marte em Escorpião pois permite enxergar com maior clareza, maior distanciamento, sem se "envenenar" o que simbolicamente representa a razão paralisada diante da emoção descontrolada.
Marte em Peixes
As pessoas que possuem Marte no signo de Peixes precisam trabalhar a adaptabilidade. Uma das grandes forças de Marte em Peixes é aprender a seguir o ritmo dos acontecimentos, de forma semelhante ao par de animais (dois peixes) que representam esse signo e que precisam se movimentar no fluxo das águas. Aprender a fluir e se adaptar às diferentes correntes é o que torna Marte em Peixes forte. Ao mesmo tempo se observarmos os peixes nos rios ou mares veremos que normalmente eles não estão na superfície. Alguém com Marte em Peixes precisa, assim como o par de animais que simboliza esse signo, aprender a lidar com a sua profundidade emocional, a capacidade de perceber o ambiente ao seu redor, muitas vezes quase que como uma esponja energética. A profundidade das intuições e percepções de alguém com Marte em Peixes costuma ser notável e essa é uma grande força que deve utilizar no campo de batalha: aprender a captar e perceber o que as pessoas próximas desejam, assim como das situações que está inserido.
A força de Marte em Peixes está exatamente em perceber de forma mais clara o que essa corrente quase invisível de pensamentos, intenções e possibilidades fluem ao seu redor. Diferentemente de outros signos, esse Marte alocado em Peixes não é tipicamente dado ao confronto direto: sua abordagem é mais “lateral”, pois aprende a buscar caminhos menos conturbados ou de forma prática caminhos mais “fáceis” para atingir determinado objetivo (diferente por exemplo de um Marte em Áries que não se importa em pegar qualquer caminho, de preferência com uma boa briga no meio do trajeto). A força de Marte em Peixes é usar sua intuição e percepção acima da média para se adaptar as situações e trilhar pelos caminhos ou correntes menos conturbados. É importante que tais características não impeçam que a capacidade de organização e realização prática sejam também desenvolvidas pois esse Marte pode se deixar excessivamente ser levado pela corrente/fluir de acontecimentos.
Mesmo que tais correntes existam é preciso sempre exercer o poder de escolha sobre qual delas seguir nadando e muitas vezes imprimindo um movimento mais intenso para aproveitar com mais força a direção que aquela determinada corrente está levando. Aprender a equilibrar essas características positivas e negativas de Marte em Peixes é o segredo para um melhor poder de realização para aqueles que possuem essa posição no seu mapa. Um dos grandes aprendizados para desenvolver o seu poder pessoal é ter a compreensão que tão ou mais importante do que a força e a disposição para lutar (Marte) por um determinado objetivo é saber quais os melhores caminhos que levam a vencer determinada luta e quais os melhores caminhos para desviar de uma determinada luta e essa compreensão intuitiva é um poder natural que a maioria daqueles com Marte em Peixes possui acima da média.
AGENDA DE MAPAS PARA 2025
Quem tiver interesse em um estudo mais detalhado sobre a Astrologia preditiva (previsões) para o ano de 2025 através do mapa anual (que engloba a análise das oportunidades e dificuldades para os próximos 12 meses) ou ainda tiver interesse em um dos mapas voltados para o autoconhecimento (nesse caso o mapa natal e também o mapa de poder pessoal) entre em contato no email ou no perfil pessoal do face (que deixarei a seguir) para maiores informações sobre agenda e valores:
Perfil
pessoal no face:
https://www.facebook.com/josemaria.alencastro/
Email: profecias2036@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário